Home / Gestação e parto / O que você precisa saber / Como evitar enjoo na gravidez

Como evitar enjoo na gravidez

mulher triste02 (540x532)Preparamos para você 15 dicas de como evitar enjoo na gravidez, um desconforto que atinge cerca de 75% das gestantes durante o primeiro trimestre, especialmente no segundo e terceiro mês de gestação. Em alguns casos o enjoo pode persistir até o final da gestação.

Felizmente alguns cuidados e receitas caseiras podem aliviar esses indesejáveis sintomas e melhorar a qualidade de vida da futura mamãe.

 

Como evitar enjoo na gravidez

A primeira ação é escrever um diário alimentar para você observar se algum alimento é o causador dos enjoos e começar a evitá-lo. Enquanto isso siga nossas dicas abaixo:
1-) O enjoo matinal é o mais comum entre as gestantes e pode ser evitado da seguinte maneira: Antes mesmo de se levantar da cama, coma uma bolacha de água e sal. Aguarde cerca de 3 minutos e levante-se lentamente para evitar inclusive tontura;

2-) Evite estômago muito cheio, ou seja, alimente-se com pequenas porções;

3-) Evite estômago vazio alimentando-se a cada 2 ou 3 horas, porém com lanches e refeições leves e saudáveis;

4-) Evite alimentos gordurosos, açucarados, picantes e queijos moles;

5-) Evite líquidos durante as refeições, porém ingerir ao menos 2 litros de água por dia é essencial para a sua saúde. Beba nos intervalos das refeições;

6-) Ao se sentir indisposta, coloque uma toalha molhada sobre a testa e olhos;

7-) O gengibre é um aliado forte para muitas gestantes. Bala de gengibre ou chá são excelentes;

8 -) Ingerir ou cheirar limão também pode lhe ajudar. Para que gosta de sentir o azedinho, experimente colocar algumas gotas na água com gás e uns cubinhos de gelo. Além de refrescar alivia os enjoos.

9-) Se andar de carro lhe causa náusea, a dica é assumir o volante. Geralmente mulheres ao volante não enjoam. Porém essa dica só vale para quem está se sentindo bem antes de entrar no carro e não possui restrições de dirigir por conta da gestação;

10-) Caminhar ao ar livre, além de saudável também ajudam a aliviar os enjoos.

11-) Evite locais com odores fortes como cozinha, banheiro, postos de gasolina entre outros. Se você já sabe que algum odor lhe causa náusea passe longe!

12-) Ao se alimentar prefira alimentos em temperatura ambiente ou mesmo gelados, pois exalam menos cheiro e diminuem as chances de você enjoar.

13-) Ingerir vitamina B6, mas só com prescrição médica.

14-) Tenha um lanchinho sempre na bolsa para não passar muito tempo em jejum. Barrinha de cereal é uma ótima opção.

sorvete picole15-) A melhor das dicas, especialmente no inverno: Sorvete! Por ser gelado ele causa sensação de bem estar e pode ajudar a aliviar os enjoos. Para não abusar das calorias prefira picolé de frutas, especialmente o de limão que para muitas gestantes é o melhor remédio para combater os enjoos.
Aprenda a fazer o seu próprio Picolé de frutas fácil e saudável.

Você também vai gostar de ler:

13 alimentos que devem ser evitados na gravidez
Como saber o dia que engravidei?
Como planejar o chá de bebê

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

sexo-na-gravidez-destaque-660x330

Sexo na gravidez: As 11 melhores posições (com imagens)

Além de saudável (se não houver restrição médica, claro!) o sexo na gravidez é muito …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.