Home / Gestação e parto / O que você precisa saber / Como saber o dia que engravidei?

Como saber o dia que engravidei?

barriga12 (570x430)Diariamente nossos leitores nos enviam mensagens com a mesma pergunta: Como saber o dia que engravidei?

Essa dúvida é muito comum, pois o dia da fecundação do óvulo não é o primeiro dia da gravidez, na verdade nem passa perto deste dia.

Abaixo relacionamos as perguntas mais comuns que o Almanaque dos pais recebe diariamente sobre esse tópico:

Qual é o primeiro dia da gravidez?

É considerado o primeiro dia da sua gravidez o primeiro dia da sua última menstruação, mas isso não quer dizer que você engravidou menstruada, mas sim que um novo ciclo se iniciou e seu corpo começou a se preparar nesse dia para a gestação.

Quando que eu realmente engravidei?

A fecundação ocorre quando há a ovulação, e esta geralmente acontece 14 dias depois do primeiro dia da menstruação se o seu ciclo for de 28 dias. Para saber de quantos dias é seu ciclo clique aqui.

Se o seu ciclo for de mais ou menos dias do que 28, acesse nossa calculadora da ovulação e período fértil para saber a data provável da sua ovulação.

Como saber o dia que engravidei?

Quando acontece a ovulação, o óvulo maduro sobrevive por cerca de 24 horas, ou seja, este é o tempo limite para que ele seja fecundado. Se isso não ocorrer não haverá gravidez nesse ciclo.

Desta forma, o dia que a mulher engravidou é o dia da ovulação, porém a contagem das semanas começou 14 dias atrás, no primeiro dia da última menstruação.

Tive mais de uma relação sexual no período fértil, de qual delas eu engravidei?

Após a ejaculação o espermatozoide pode sobreviver, em busca de um óvulo para fecundar, por cerca de 5 dias. Desta forma se a mulher teve mais de uma relação em seu período fértil é praticamente impossível afirmar qual delas teve o espermatozoide premiado, já que pelo tempo de sobrevivência espermatozoides de diferentes relações ainda sobrevivem no corpo da mulher.
Saiba mais acessando a matéria Espermatozoide: Da produção até a ejaculação.

Acompanhe com a gente sua gravidez semana a semana clicando na semana de gestação abaixo.

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05 Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15 Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25 Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35 Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

7-sintomas-de-gravidez

7 Sintomas de gravidez que você jamais imaginou

Conheça os 7 sintomas de gravidez que você jamais imaginou que existiam ou mesmo que eles eram sintomas de gravidez tão comuns nas gestações

467 comentários

  1. Olá tinha uma menstruação irregular, e fiquei grávida, minha filha nasceu em 07 11 2001, em parto normal, gostaria de saber em que tempo fiquei grávida?

    • Almanaque dos pais

      Olá Clari,
      Você pode utilizar nossa calculadora da gravidez para saber a data mais provável da sua ovulação.
      O resultado da calculadora exibe a data mais provável e não é 100% seguro, pois cada organismo é único, ou seja, nem todas as mulheres ovulam com o mesmo intervalo e nem sempre a mesma mulher ovula no mesmo intervalo do ciclo menstrual. Outra informação importante é que os espermatozoides sobrevivem alguns dias dentro do corpo da mulher aguardando o óvulo maduro aparecer, ou seja, a relação sexual pode acontecer dias antes da ovulação e mesmo assim você engravidar.
      Beijos

  2. Tive uma relação dia 01/07 e tomei pílula do dia seguinte.Outra no dia dia 13/07.No dia 16/07 fiquei menstruada normalmente e no dia 18/08 descobri q estava grávida.Pode ser dessa primeira relação??

  3. Ola por favor preciso de ajuda.. Tive relação no dia 10/04 e a outra no final de abril nao me lembro a data correta, e nao me lembro a data correta da ultima menstruação pelas contas do ultrassom estou de 23 semanas tem alguma possibilidade de tido engravidado nesta data do dia 10/04!!
    obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.