Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / Como saber se meu filho precisa usar aparelho?

Como saber se meu filho precisa usar aparelho?

Como descubro se meu filho precisa usar aparelho?

A ortodontia é a especialidade responsável por corrigir a posição dos dentes na arcada dentária e também a posição dos ossos maxilares.

Existem diversos tipos de aparelhos e cada um tem uma indicação e uma fase de atuação, não é só seguir a moda dos aparelhos fixos com suas borrachinhas coloridas.

O que vejo é que muitas vezes os pacientes chegam na fase adulta para corrigir um problema que só conseguimos resolver na infância com o uso da ortodontia, sem precisar de extrações e cirurgias mais complexas. Por isso gosto de ressaltar a importância de uma consulta ortodôntica desde cedo para que possamos programar juntos com os pais a hora de intervir com um tratamento o mais conservador possível.

Não é porque a dentição decídua vai cair que não precisamos tomar cuidado com ela. Muito pelo contrário, é ela que direciona os dentes permanentes e desde cedo podemos verificar se uma criança precisará de aparelho ou não.

Se você observar algum dos problemas abaixo, pode ser que seu filho precise tratamento ortodôntico como usar aparelho, por exemplo:

  • Sobremordida – quando os dentes anteriores superiores se posicionam muito à frente da arcada inferior (“dentuço”).
  • Mordida cruzada anterior – quando os dentes inferiores anteriores estão à frente dos dentes superiores anteriores.
  • Mordida cruzada – quando não existe o encaixe da mordida posterior e o paciente acaba desviando a mordida para o lado.
  • Mordida aberta – quando existe um espaço entre os dentes superiores e inferiores ao encostar os dentes posteriores.
  • Desvio de linha mediana – ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.
  • Diastema – quando existem espaços entre os dentes.
  • Apinhamento – quando existe falta de espaço para todos os dentes na arcada.

Portanto, observe a dentição do seu filhinho e veja se ele apresenta dentinhos tortos, girados, espaços, se os dentes de cima cobrem os dentes de baixo durante a mordida, ou se existe um espaço entre os dentes de cima e os de baixo quando a criança fecha a boca.

Para ter a certeza que seu filho precisa de aparelho, consulte seu dentista ou ortodontista, assim ele poderá indicar a melhor época para intervir com o tratamento.

Você também vai gostar de ler:

Meu filho não gosta de comer, o que faço?
Apareceu um espaço entre os dentes do meu filho, e agora?
Alimentos que podem causar engasgo em seu filho e você nem imagina
Dor de dente? Saiba o que fazer para ajudar no diagnóstico

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

6 Dicas para seu filho dormir bem e na hora certa

6 dicas simples e essenciais para seu filho dormir bem e na hora certa, transformando o dormir e o acordar em momentos especiais e mais felizes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.