Home / Gestação e parto / Complicações / É verdade que problemas na tireoide causa aborto?

É verdade que problemas na tireoide causa aborto?

Apesar de que ter problemas na tireoide não significar que o aborto irá acontecer em todos os casos, ter uma alteração na glândula responsável pela produção do hormônio da tireoide se relaciona diretamente não apenas com o aumento do risco do aborto, mas também com outros riscos ligados à fertilidade da mulher.

problemas na tireoide

Tanto a escassez quanto o excesso dos hormônios produzidos pela tireoide podem produzir um impacto negativo durante a gestação e também para conseguir engravidar naturalmente, pois o sistema hormonal precisa estar em equilíbrio para o desenvolvimento dos óvulos e para preparar o corpo para a gravidez.

Riscos de problemas na tireoide durante a gravidez

Durante a gravidez, o excesso dos níveis do hormônio da tireoide (Hipertireoidismo) pode provocar o aborto espontâneo. Por isso, mulheres que sofrem de hipertireoidismo precisam do acompanhamento de um endocrinologista para realizar o tratamento e para planejar a gravidez.

A redução dos níveis do hormônio da tireoide (Hipotireoidismo) pode provocar que a gestante enfrente problemas tais como o descolamento da placenta ou que a disfunção produza falhas no desenvolvimento cognitivo do feto.

Riscos de problemas na tireoide para a fertilidade

Como comentado, as disfunções de funcionamento da glândula da tireoide podem reduzir as chances de engravidar, impedindo que a ovulação aconteça normalmente.

Reconheça os sintomas da tireoide alterada

A glândula endócrina da tireoide está localizada na altura da garganta, na região frontal do pescoço. Portanto, caso perceba mudanças de tamanho, consistência ou o surgimento de nódulos e dores no local, é preciso descartar a eventual presença de disfunções de funcionamento.

Outros sintomas que os problemas na tireoide podem provocar são alterações no humor, do ritmo do sono, palpitações e aumento da pressão arterial.

– Sintomas do hipertireoidismo: alterações no humor com sentimentos de agitação e nervosismo, dificuldade para concentrar-se, dificuldade de ganhar peso apesar de sentir um aumento do apetite são alguns dos sintomas do hipertireoidismo.

– Sintomas do hipotireoidismo: cansaço e perda de memória, além de alterações no ciclo menstrual com irregularidades e ganho de peso, além de outros sintomas como a queda de cabelo e pele seca podem estar associados ao hipertireoidismo.

Diagnóstico e tratamento de alterações na tireoide

Na presença dos sintomas comentados anteriormente é preciso consultar um endocrinologista para avaliar o funcionamento da tireoide, que irá solicitar o exame TSH (hormônio estimulante da tireoide). As alterações na tireoides serão tratadas de forma personalizada.

Você também vai gostar de ler:

Tireoide e gravidez: Qual é a relação?
Tabela da gravidez de semana para meses
Gravidez Semana a Semana
7 Sintomas de Gravidez que você nem imaginava – Vídeo

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Gravidez nas trompas, o caso mais comum de gravidez ectópica

A gravidez nas trompas é o caso mais comum de gravidez ectópica. Este tipo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.