Home / Colunistas / Dra. Patricia Carrenho Ruiz / Realizando um sonho: conheci a Laura Gutman

Realizando um sonho: conheci a Laura Gutman

No início de novembro, tive a oportunidade de realizar um sonho: fui a um seminário e conheci a Laura Gutman!

Laura Gutman Foto: Reprodução www.lauragutman.com.ar
Laura Gutman
Foto: Reprodução www.lauragutman.com.ar

A primeira vez que ouvi esse nome foi em 2011, quando estava grávida do Lucas, agora já com quase 3 anos. Eu estava meio em crise e um amigo meu me indicou um livro dessa autora, chamado “A Maternidade e o encontro com a própria sombra”. Comprei o livro pela internet e o devorei em 1 ou 2 dias! Foi uma leitura fantástica! Falava de coisas que eu pressentia, mas não conseguia explicar em palavras. Me mostrou um significado mais profundo da gestação e do tornar-se mãe e as infinitas possibilidades de crescimento pessoal e autoconhecimento que esse momento tão peculiar da vida da mulher oferece. Posso dizer que esse livro mudou minha forma de enxergar muitas coisas, em especial a visão rígida que tinha sobre certos aspectos devido à minha formação pediátrica.

Mais recentemente, li outro livro dela chamado “O poder do discurso materno”. Esse livro não fala sobre maternidade, mas sobre o impacto e a amplitude daquilo que a mãe fala e pensa em relação aos filhos, determinando diversos aspectos de nossa formação pessoal e criando um personagem que carregaremos para o resto da vida, tentando sempre corresponder àquilo que achamos que nossa mãe espera de nós. O conteúdo do livro serve mais para repensarmos quem somos, para revermos nossa história, como nos tornamos quem somos hoje e como hoje, apesar de adultos, ainda somos guiados pelos anseios da criança que fomos e que ainda habita nosso íntimo. Não fala sobre como o seu discurso como mãe afetará seu filho, mas como você foi afetada pelo discurso de sua mãe e, tornando-se mais consciente disso, possa tornar-se mais autêntica, mais em contato com seu ser essencial e assim, possa exercer uma maternidade menos complicada, mais focada na criança que temos do que em nossas próprias angústias.

E foi esse o tema do seminário: “Biografia Humana: uma ponte entre nosso presente e nossa infância”, que é o trabalho que Laura Gutman desenvolve hoje. É formada em psicopedagogia clínica, na França e terapeuta familiar. Desenvolveu uma metodologia própria, a Biografia Humana. Tem vários livros publicados, abordando assuntos relativos à maternidade, vínculos afetivos, desamparo emocional e violência. Três de seus livros têm tradução para o português: “Maternidade e o encontro com a própria sombra”, “O Poder do discurso materno” (o meu é autografado!) e “Mulheres visíveis, mães invisíveis”.

Foi realmente emocionante ir a esse seminário, vê-la e ouvi-la, ao vivo, sabendo o quanto suas palavras tocaram e ainda tocam fundo em meu coração. Tive a oportunidade de agradecer quando pedi para que autografasse meu livro (na verdade, quase deixei de pedir o autógrafo, pois sou muito tímida e estava morrendo de vergonha…).

Recomendo a leitura, mas com cuidado: você não vai encontrar respostas, mas vai encontrar reflexões profundas, uma forma diferente de olhar para si mesma, como mulher e como mãe. Por isso, leia de mente e coração abertos, sem medo de encontrar quem você realmente é.

Encontre os livros de Laura Gutman nas lojas online abaixo:

submarino

www.submarino.com.br

americanas

www.americanas.com

livraria-cultura

www.livrariacultura.com.br

 

 

Sobre Dra. Patricia Carrenho Ruiz

Patricia Carrenho Ruiz, médica pediatra e neonatologista. CRM 113719. Mãe do Lucas, nascido em janeiro de 2012, atualmente, se dedica a ser uma boa mãe pediatra e também uma boa pediatra mãe, refletindo sobre aspectos técnicos, mas também humanísticos dos cuidados com as crianças. Consultório em São José dos Campos. Contato (12) 3922-0331

Veja também

Finalmente, o Natal…

Passei um mês e meio explicando para o meu filho de 3 anos, que ainda faltava bastante para o Natal, que o Papai Noel ainda no Pólo Norte…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.