Home / Filhos / Recém-nascidos / Vérnix ou verniz caseoso

Vérnix ou verniz caseoso

Foto: Brenda cacciatore
Foto: Brenda cacciatore

Produção e função

A partir da 20ª semana de gestação o feto ficará coberto pelo vérnix caseoso, uma substância branca e oleosa que protege sua pele sensível de microrganismos contidos no líquido amniótico. Além desta proteção ele também impede que a sensível pele do bebê fique “extremamente enrugada” devido à constante exposição ao líquido amniótico. Acredita-se que o lanugo ajude na fixação do vérnix à pele.
A camada do vérnix pode ser fina ou espessa.
Nas primeiras horas após o parto ele mantém sua função de proteger o bebê por possuir ação antibacteriana, além de auxiliar na termorregulação, ou seja, ajuda a regular a temperatura do corpo do recém-nascido.
A produção do vérnix caseoso ocorre até a 38ª semana. Seu aspecto branco e gorduroso geralmente não é muito agradável às pessoas.

Composição

O vérnix é formado por lanugem, células epiteliais e secreções das glândulas sebáceas.

Remoção

recemnascido03 O vérnix deve eliminado nas primeiras 48 horas após o nascimento do bebê através de banhos e atrito com as roupinhas, ou mesmo com a descamação porque ele resseca após algumas horas em contato com o ar. Caso existam resíduos do vérnix caseoso no bebê, especialmente nas dobras como as axilas, poderá causar irritação.
Em alguns hospitais e maternidades a remoção de todo o vérnix é realizado logo após o parto, uma atitude que não agrada a todos os especialistas que acreditam que a remoção desta camada pode prejudicar a regular a temperatura corporal do bebê, além de perder a proteção antibacteriana.
No caso de mães portadoras de HIV, com infecções ou casos em que o líquido amniótico está contaminado com mecônio, a remoção do vérnix caseoso é realizada logo após o parto para evitar que o bebê corra riscos.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

parece-colica-mas-nao-e

Parece cólica, mas não é! Descubra o que pode causar choro no bebê

Parece cólica, mas não é: o bebê se contorce, barriguinha rígida, flexionando as perninhas, mãozinhas fechadas... Descubra o que pode causar choro no bebê

2 comentários

  1. Dr. Rodrigo Rey

    “uma substância branca e oleosa que protege sua pele sensível de microrganismos contidos no líquido amniótico.”

    Apenas um detalhe: o líquido amniótico é estéril, isento de quaisquer micróbios.
    Quando ocorre contaminação do líquido (corio-amnionite ou bolsa rota prolongada), o vérnix não confere essa proteção de infecção, pois a criança também engole, aspira e sorve o liquido, entrando em contato de todas outras maneiras.

  2. adorei saber das funções do verniz caseoso, foi muito esclarecedor e de forma fácil e simples sem muitos rodeios. obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.