Home / Colunistas / Dr. Marcelo Cavalcante Costa / Visão Do Bebê: Entenda os mistérios e cuidados

Visão Do Bebê: Entenda os mistérios e cuidados

A visão do bebê é algo que desperta muitas dúvidas nos pais, principalmente para os marinheiros de primeira viagem.

visão do bebê

Primeiramente, é fundamental que você compreenda que um recém-nascido não possui a visão totalmente desenvolvida. Por este motivo os bebês não enxergam como os adultos, pois sua visão ainda está em fase de desenvolvimento.

Porém, isso não quer dizer que os bebês não enxerguem. Aliás, os bebês começam a enxergar desde o momento do seu nascimento.

Mas por não estarem com a visão completamente formada, no início os pequenos enxergam com um aspecto turvo e embaçado. Destacando que a visão embaçada nos recém-nascidos e bebês não representa nenhum mal, e não quer dizer que o seu bebê tenha problemas visuais.

Por este motivo, não se preocupe se nos primeiros meses de vida o bebê ficar ‘vesguinho’, pois ele ainda não domina a técnica de focalizar objetos e pessoas com os dois olhos.

Quando o bebê passa a enxergar com nitidez?

A partir do seu nascimento o bebê estará em constante processo de desenvolvimento e amadurecimento.

Por volta dos três meses, os bebês param de ficar vesgos, começam a focalizar pessoas e objetos e também a seguir movimentos com os olhos.

No entanto, é somente por volta dos 6 aos 8 meses que seu bebê começará a ver imagens mais nítidas, se assemelhando mais a visão dos adultos. Mas vale ressaltar que cada criança possui seu próprio ritmo de desenvolvimento, por isso, esse tempo pode variar de bebê para bebê.

A pessoa mais indicada para avaliar o desenvolvimento e aperfeiçoamento da visão do bebê é o oftalmo-pediatra. Que poderá dizer com precisão se está tudo ok com o desenvolvimento da visão do seu pequeno.

Como a visão do bebê se desenvolve?

Assim que nascem, os recém-nascidos conseguem identificar a luz, os movimentos e também as cores fortes. Por isso objetos com cores fortes e chamativas atraem imediatamente a atenção dos bebês.

No início os bebês enxergam melhor a uma distância de no máximo 30 centímetros, pois dentro deste campo de visão eles conseguem ver mais detalhes e com uma nitidez melhor.

Surpreendentemente esta é a aproximadamente a distância entre o rosto do bebê e o da mamãe na hora da amamentação. Por isso o bebê consegue gravar a imagem de sua mamãe já nos seus primeiros dias de vida.

Cuidados com a visão do bebê

A visão dos bebês se desenvolve naturalmente e não requer intervenção dos pais e cuidadores.

Mas para estimula-lo a desenvolver o sentido da visão, especialistas recomendam que desde cedo os pais aproximem do rosto do bebê objetos e brinquedos com cores fortes e vibrantes.

Movimentar o objeto e fazer com que o bebê acompanhe esses movimentos também auxilia no desenvolvimento dos olhos.

Os livros infantis, repletos de desenhos e cores, também são ótimos para o desenvolvimento da visão dos pequenos. Diferente das telas de celulares e televisão, os livros não são prejudiciais e além de auxiliar a visão, ainda ajudam no desenvolvimento da inteligência e raciocínio da criança.

Quer saber mais sobre o desenvolvimento da visão do seu bebê?

Clique aqui e saiba mais sobre os cuidados e o amadurecimento da visão dos pequenos.

Você também vai gostar de ver:

Icterícia no bebê: o que é, como diagnosticar e como tratar
Tabela do Sono do Bebê e Criança – 0 a 12 anos
Alimentos que soltam o intestino do bebê
Brotoeja em bebês – como tratar e evitar as brotoejas

 

Sobre Dr. Marcelo Cavalcante

Dr. Marcelo Cavalcante

Veja também

Tabela do Sono do Bebê e Criança – 0 a 12 anos

Conheça a Tabela do Sono do Bebê e Crianças, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.