O que é Icterícia?
Icterícia acontece quando há o acúmulo de bilirrubina no sangue, um pigmento produzido pelo organismo e que é metabolizado pelo fígado e eliminado através das fezes e urina – por isso a coloração amarelada na urina.
Fonte: Reprodução http://madreshoy.com
Esse acúmulo de bilirrubina no sangue acontece nos bebês, especialmente entre o 2º e 3º dia de vida, devido ao seu organismo não conseguir eliminar esse pigmento devido à imaturidade de seu organismo. Por esta razão a icterícia é tão comuns nos bebês, especialmente quando há incompatibilidade sanguínea.
Outro fator que pode aumentar a ocorrência da icterícia é a prematuridade.
Como a icterícia é diagnosticada
Todo bebê nascido em hospital ou maternidade é avaliado pelo pediatra diariamente. Quando o bebê ictérico está em local com bastante luminosidade, é possível notar que sua pele está mais amarelada, inclusive o branco dos olhos também fica amarelado. Em alguns casos o médico pediatra pode pedir avaliação laboratorial.
Esta coloração geralmente começa no rostinho do bebê, podendo progredir por todo seu corpo.
Cerca de 48 a 72 horas após a alta hospitalar do bebê, o pediatra escolhido pela família deverá realizar uma avaliação clínica, o que inclui a avaliação da icterícia.
Como é o tratamento para a icterícia?
A maioria dos bebês apresentam icterícia leve, que não precisa de tratamento, porém em alguns casos a concentração de bilirrubina é maior e para evitar complicações um médico pediatra pode indicar um tratamento chamado fototerapia, popularmente conhecido como banho de luz.
Fonte: Reprodução https://madreshoy.com
A Fototerapia consiste em aplicar luz fluorescente na pele exposta do bebê. O bebê recebe a fototerapia nu e deve ser virado para que todo seu corpo receba a luz. Para proteção os olhos do bebê são vendados e protegidos desta luz.
Amamentação como tratamento auxiliar da icterícia
A amamentação também é importante para o bebê ictérico. Ao ser amamentado várias vezes ao dia, o bebê fica mais hidratado, facilitando a eliminação da bilirrubina pelas fezes e urina.
Fonte: Pro Matre Paulista
Você também vai gostar de ler:
Devo acordar o bebê para amamentar?
O que você deve fazer enquanto amamenta o seu bebê
10 Dicas para o bebê dormir bem nos dias e noites quentes
Gripe e resfriado em bebês e crianças – como evitar e cuidados