Home / Filhos / Educação e comportamento / Fofuuu | Aplicativo que estimula o desenvolvimento da fala e linguagem

Fofuuu | Aplicativo que estimula o desenvolvimento da fala e linguagem

Fofuuu apresenta a primeira versão de seu aplicativo para estimulação da fala e linguagem

A Fofuuu une a Neurociência e a Fonoaudiologia em uma plataforma lúdica e divertida, com jogos digitais para estimulação de fala e linguagem das crianças. O aplicativo é pensado para engajar os pequenos no tratamento promovendo uma experiência totalmente envolvente em um contexto criativo e estimulador. Utiliza reconhecimento de voz para mover os personagens durante os jogos, assim de forma interativa as crianças recebem feedback simultâneo, se engajam e aprendem mais rápido!”

Temos poucos para bater a meta da campanha, por isso precisamos do apoio de todos!

Nossa missão é ajudar todas as crianças, por isso a cada compra realizada na campanha, a Fofuuu doará uma assinatura para uma criança carente. O recurso levantado nos ajudará a finalizar o reconhecimento de som e novos conteúdos dos jogos.
Apoio esta causa! www.catarse.me/fofuuu 

Participação dos pais e fonoaudiólogos torna a experiência mais interessante para as crianças

A Fofuuu, startup da área de saúde e educação, lança a primeira fase de seus aplicativos, Fofuuu Pro e Fofuuu Kids, possibilitando que novos aprendizados para a estimulação da fala e linguagem das crianças ocorram em uma divertida jornada. Os jogos funcionam tanto como um instrumento terapêutico, quanto como de estimulação multissensorial da criança em casa. O aplicativo é pensado para promover uma experiência totalmente envolvente, ou seja, o treino cansativo e repetitivo dá lugar a um cenário lúdico que solicitará da criança os mesmos exercícios, mas dentro de um contexto criativo, desafiante e estimulador. Com um sistema robusto de inteligência artificial, a Plataforma usa reconhecimento de voz para mover os personagens durante os jogos.

Para 220 milhões de crianças em todo o mundo, as dificuldades em se comunicar não acontecem só em um momento de timidez, mas durante todo o tempo. Diversos motivos, como atraso do desenvolvimento da linguagem, lábio leporino, surdez, autismo e apraxia, podem causar dificuldades na fala e, consequentemente, no desenvolvimento da criança e sua alfabetização, limitando seu futuro.

Para ajudar essas crianças a se desenvolverem, a estimulação constante e a repetição de exercícios são fundamentais. Por isso, essas crianças precisam ter rotinas de treinamento todos os dias. Uma tarefa nada fácil para os pais pois, em média, 85% dos exercícios são feitos em casa e sua repetição, quando não associadas ao lúdico, tornam-se cansativas e repetitivas.

Segundo a fonoaudióloga Daniela Barbosa, “com o aplicativo da Fofuuu, a evolução das crianças com dificuldade na fala ocorre de forma muito mais rápida e efetiva pois as famílias conseguem inserir os exercícios de forma natural na rotina dos pequenos”.

Esta tecnologia já está sendo utilizada e testada em clínicas e ambulatórios por mais de 500 fonoaudiólogos e seus pacientes em todo o Brasil. Além disso, pesquisas utilizando a Fofuuu estão sendo conduzidas em importantes universidades e já demonstraram a eficácia dos jogos digitais no aumento da adesão ao tratamento.

Um estudo de caso realizado pela Fofuuu e a Dra. Silvana Bommarito, docente da Unifesp, e apresentado no 16º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia mostrou que crianças que usaram o aplicativo durante sessões de fonoaudiologia apresentaram melhora da musculatura orofacial e correção de fonemas fricativos em um menor intervalo de tempo.

Sobre a Fofuuu

A Fofuuu foi fundada em 2016 e surgiu a partir da experiência de uma de suas sócias, nascida com lábio leporino (malformação facial que atinge 1 a cada 650 bebês no país).  Durante a infância, ela passou por 14 cirurgias e 7 anos de terapia fonoaudiológica para que sua fala fosse compreendida por todos. Neste período de fonoterapia, era preciso que os exercícios fossem repetidos inúmeras vezes, o que tornava o tratamento cansativo e desgastante para uma criança. Inspirada em sua própria experiência, Tricia Araujo e seus sócios desenvolveram uma jornada lúdica que estimula a fala e a linguagem por meio de jogos personalizados que respeitam o ritmo de aprendizado de cada criança, motivando e proporcionando maior adesão ao tr atamento fonoaudioló gico.

Em 2016, a startup teve seu primeiro aporte de investidores, no valor de R$ 500 mil reais. Para 2018, a expectativa é de R$1.5 milhões.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Ensinar outro idioma afeta o desenvolvimento da linguagem?

"Vivenciar uma segunda língua estimula o cérebro infantil, que está mais aberto para fazer as sinapses (ligações e conexões). A associação feita pelo cérebro com as palavras no idioma materno e no estrangeiro faz com que os pequenos desenvolvam essas conexões".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.