Home / Filhos / Educação e comportamento / Tabela do Sono do Bebê e Criança – 0 a 12 anos

Tabela do Sono do Bebê e Criança – 0 a 12 anos

Conheça a Tabela do Sono do Bebê e Crianças, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria.

É importante ressaltar que cada criança é única, e a necessidade de cada indivíduo pode variar em até duas horas a mais ou a menos de sono por dia, sem que signifique qualquer problema de saúde.

Outra característica que deve ser levada em consideração, é que algumas crianças com rotina de sono noturna bem estabelecida, podem preferir dormir menos durante o dia, ou até mesmo abandonar as sonecas da tarde, e compensam dormindo mais durante a noite. Esta preferência costuma acontecer com crianças a partir dos dois anos.

Tabela do Sono do Bebê e Crianças

tabela do sono do bebê e criança

Como estabelecer a rotina do sono para bebês e crianças

Somente o relógio não é suficiente para uma noite tranquila, por isto o ideal é que a rotina comece pelo menos 30 minutos antes da hora de dormir para que a criança comece a relaxar e esteja pronta para dormir quando chegar o momento.

Dizer simplesmente que chegou a hora de dormir, sem que a criança tenha vivido uma experiencia que a leve para essa situação, torna muito mais difícil para ela aceitar que é hora de ir para a cama.

Se possível, desligue as telas (televisão, tablet, celular…) duas horas antes do momento de dormir, as telas prejudicam não só o sono, mas também nos sonhos que ficam mais agitados por conta da influência das luzes e movimentos. Prefira músicas mais tranquilas para este horário e o brincar está liberado.

Após o jantar, é hora de diminuir as luzes da casa, deixe apenas as luzes mais necessárias acesas, a iluminação baixa relaxa e facilita a chegada do sono.

A rotina deve continuar com um banho morno, sem muitas brincadeiras agitadas. As conversas também devem ser em um tom um pouco mais baixo e os assuntos mais leves.

Após o banho é hora do leitinho (amamentação, mamadeira ou leite no copo) e escovar os dentes.

Por último, hora de ir para a cama. Ler histórias deixa o ritual do sono mais gostoso e estimula a criatividade dos pequenos, que ficam imaginando as cenas e se envolvendo com a história. Se a história for longa, conte poucos capítulos por dia.

Luzes apagadas, palavras doces sussurradas baixinho, beijo de boa noite!

E a rotina do sono não acaba quando a criança dorme, mas sim quando ela acorda pela manhã. É fundamental mostrar o quanto está feliz pelo dia que começa, desejar um bom dia e dar um abraço bem gostoso.

Você também vai gostar de ler:

Meu filho não gosta de comer, o que faço?
O que diminui e o que pode aumentar a produção de leite materno
Quando nascem os primeiros dentinhos do bebê
10 dicas para viajar de avião com bebês e crianças

Sobre Monica Romeiro

Monica Romeiro
Monica Romeiro é mamãe babona e apaixonada do Lucas - nascido em janeiro de 2011 - e da Larissa - nascida em julho de 2012 -, casada, publicitária por formação e empreendedora na Internet por paixão – paixão por criar, ler, escrever, pesquisar, colaborar, navegar, ajudar e compartilhar suas experiências. Escreve (sem papas na língua) sobre maternidade e dá dicas sobre empreendedorismo.

Veja também

Dor no pé da barriga na gravidez – vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.