Home / Filhos / Educação e comportamento / 6 Dicas para seu filho dormir bem e na hora certa

6 Dicas para seu filho dormir bem e na hora certa

Trago para você 6 dicas preciosas e bem simples para seu filho dormir bem e na hora certa, seja ele um bebê ou até mesmo uma criança mais crescidinha.

Antes de iniciar com as dicas, é importante lembrar que o sono é extremamente importante para a saúde da criança, o que inclui o bom humor, atenção e até para alcançar uma boa concentração durante o dia na escolinha ou mesmo nas atividades que você pode propor em casa.

6 Dicas para seu filho dormir bem e na hora certa

6-dicas-para-seu-filho-dormir-bem-e-na-hora-certa

1-  Horário para dormir e para acordar

Definir um horário fixo para dormir é essencial, assim em poucos dias seu filho já sentirá sono e será bem mais tranquilo fazê-lo dormir.

Mantenha sempre os horários estabelecidos. Claro que exceções acontecem, como uma festa, viagem, ou mesmo final de semana na casa da vovó, mas tente manter sempre que possível o mesmo horário, assim você também evita aquele famoso mau-humor que vem acompanhado com o sono.

2- Rotina de sono

Somente o relógio não é suficiente para uma noite tranquila, para isto crie uma rotina do sono que deve começar 30 minutos antes da criança ir para a cama, assim ele já estará preparado e ficará muito mais relaxado para dormir.

Dizer simplesmente que chegou a hora de dormir, sem que a criança tenha vivido uma experiencia que a leve para essa situação, torna muito mais difícil para ela aceitar que é hora de ir para a cama.

3- Diminua o ritmo da casa

A rotina do sono é importante para seu filho começar a entrar no momento de relaxar e conseguir dormir, mas diminuir o ritmo da sua casa também é essencial para contribuir com o sono das crianças.

Essa diminuição do ritmo da casa consiste em deixar a casa mais silenciosa e aconchegante, o que você consegue com apenas algumas ações como diminuir os volumes de televisores, aparelhos de som ou mesmo instrumentos musicais, apagar algumas luzes e evitar ao máximo eletrodomésticos barulhentos como aspirador de pó, liquidificador, entre outros.

4- Inclua na rotina de sono momentos relaxantes

Uma dica quase que infalível para que a criança durma com mais facilidade e tenha uma noite de sono mais tranquila, além de estabelecer a rotina de dormir e acordar no mesmo horário, é incluir momentos de relaxamento antes de deitar, como um banho morno de banheira ou chuveiro.

Para criança que já toma banho com o chuveiro, peça para ficar alguns instantes quietinha enquanto a água cai em suas costas, logo abaixo da nuca. Peça para que a criança observe o quanto é relaxante sentir a água caindo quentinha.

Uma massagem pós banho, com creme hidratante infantil, também é muito relaxante e um momento de muito carinho entre pais e filhos.

Uma sugestão para a rotina do sono do seu filho é:

  • Desligue as telas (televisão, tablets e celulares), já que são estimuladores e podem causar agitação, inclusive enquanto a criança dorme;
  • Sirva o jantar;
  • Dê um banho;
  • Faça massagem;
  • Ofereça o leite;
  • Faça a higiene bucal (escovar dentes);
  • Conte uma história;
  • Dê um beijo de boa noite.

5- Não caia nas artimanhas

As crianças são muito criativas e sapecas, podendo criar as maiores histórias para poderem fugir da cama. Além das conhecidas “estou com sede” e “quero fazer xixi”, muitas outras artimanhas são usadas pelos pequenos para tentar ganhar mais tempo acordado e atenção extra dos pais.

Se o seu filho está bem alimentado, tomou banho, usou o banheiro, já realizou a higiene bucal, está vestido e coberto de acordo com o clima, então evite cair nessas artimanhas.

6- Transforme o acordar em um momento especial

Uma rotina de sono só fica completa quando inclui o despertar.

Dormir é muito importante, assim como acordar também é, por isso transformar o acordar em um momento especial também ajuda na hora de promover uma boa noite de sono.

Deseje um bom dia bem gostoso, com direito a abraço apertado e beijo. Mostre o quanto você está feliz por mais um dia, iniciar o dia se sentindo amado deixará seu pequeno muito mais confiante e feliz.

Você também vai gostar de ler:

Pé cresceu depois da gravidez? É verdade!
Devo acordar o bebê para amamentar?
Alimentos que podem causar engasgo em seu filho e você nem imagina
Meu bebê transpira muito quando dorme é normal?

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Teste caseiro de gravidez da Fervura da Urina – em vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.