Home / Colunistas / Camila Próspero / Festa infantil em casa gastando pouco

Festa infantil em casa gastando pouco

Quem disse que uma boa festa infantil precisa sair caro? Se você gosta de colocar a mão na massa pode se divertir e fazer coisas lindas gastando bem pouco ou quase nada! Só precisa reservar tempo suficiente para cuidar bem de todos os detalhes e começar os preparativos com antecedência.

Foto: Reprodução www.punchbowl.com
Foto: Reprodução www.punchbowl.com

Quando fizer a lista de convidados lembre-se que os amigos dos seus filhos e os familiares próximos são os convidados principais. É normal sentir que você tem obrigação de convidar todos os seus amigos, mas pense bem, pois quanto mais pessoas vierem, maiores são os gastos. Uma dica é pensar o quanto você pode gastar com cada convidado e não sair dessa margem no seu orçamento.

As festas em casa tem vantagem sobre as que são feitas em grandes salões porque são mais íntimas, personalizadas com inúmeros detalhes exclusivos e você gasta o quanto pode. Então, a menos que seja uma ocasião com muitos convidados, você mesma pode preparar sua decoração, usando enfeites delicados que dão um ar sofisticado e transparecem a personalidade do evento.

Uma festa infantil em casa, para ser boa, não precisa ter uma decoração luxuosa. Basta que o ambiente deixe todos os convidados à vontade. Compre alguns balões alegres e complete o visual com os próprios brinquedos que você já tenha em casa. Carrinhos, bonecas de princesas ou de super-heróis e bichinhos de pelúcia podem entrar na dança para aumentar o colorido da festa. Os doces também devem completar a decoração da mesa. Use sua criatividade!

festa infantil em casa by www pbs com
Foto: Reprodução www.pbs.com

 

Bolas de papel de seda são uma ótima opção. Você pode escolher folhas lisas ou estampadas, basta colocar todas juntas e ir dobrando como se fosse um leque, amarre no meio com um barbante que não vá arrebentar, então, vá abrindo cada folha, como se fossem pétalas de uma flor, fica bem bonito. Pode ser feito de vários tamanhos e pendurados em diferentes alturas.

Confira abaixo o vídeo passo a passo de como fazer Bolas de papel de seda:

Papeis recortados em zig zag ou em formato de corrente podem ser distribuídos pelo teto, ou usados para fazer pequenas cortinas decoradas. Os recortes também podem ser em formatos, como borboletas, anjinhos, menininhos, corações, etc. e dispostos em varais nas paredes.

papel zig zag

Para a mesa do bolo podem ser usadas faixas de tecidos ao invés da toalha dando um charme especial. Você pode decorar com potes de vidro que você já tem em casa ou com potes de acrílico encontrados em lojas de festas, preenchê-los com balas, marshmallows, pirulitos e papéis coloridos. Completar com os docinhos em bonitas forminhas.

Sabemos que a comida e bebida são itens essenciais em qualquer comemoração, mas como estamos falando de uma festa infantil, não complique. Salgadinhos, sanduíches ou tortas, doces, refrigerantes, suco e água podem deixar a sua festa uma delícia. E você pode fazer tudo ou quase tudo em casa.

Foto: Reprodução www.abcpartyideasforgirls.org
Foto: Reprodução www.abcpartyideasforgirls.org

Já na parte dos docinhos, que tal preparar e enrolar em casa? Convide umas amigas e faça um mutirão. Vocês enrolam os brigadeiros e beijinhos, e colocam o papo em dia.

Para quem não resiste ao charme dos cupcakes, eles podem ser usados para decorar a mesa e também servir de suporte para pequenos enfeites, como cataventos, velinhas, toppers, bandeirinhas ou lacinhos.

Foto: Reprodução www.bebe.abril.com.br
Foto: Reprodução www.bebe.abril.com.br

Brincadeiras Você pensou na comida, bebida e decoração, mas o que fazer para as crianças se divertirem? Que tal planejar atividades à moda antiga? Elas não custam nada e vão prender a atenção dos pequenos. Veja abaixo:

  • Dança das cadeiras. A maioria das crianças gosta de correr e pode ser muito divertido. Basta separar os bancos e cadeiras e colocar alguém para cuidar da música;
  • Corrida de saco. Você precisa de dois sacos de pano e a brincadeira está pronta. Divida a turma e coloque alguém de juiz;
  • Rabo de burro. Faça o desenho de um burrinho e cole a cartolina na parede. Faça o rabo de feltro ou papel e coloque um pedaço de fita dupla face na ponta. Com os olhos vendados, cada criança vai ter de acertar o lugar do rabo. Vence quem pregá-lo mais próximo;
  • Batata na colher. Você precisa de duas colheres e de duas batatas pequenas. Separe as crianças em duas filas e pronto! Vence quem chegar ao fim sem derrubar batata pelo caminho. Você pode substituir a batata por ovo cozido.

 

Como toda festa de criança não podemos esquecer das lembrancinhas. Mas como fazer alguma coisa legal e ao mesmo tempo gastar pouco? Uma boa ideia é comprar aquelas embalagens de alumínio, que muitas vezes usamos como marmitex, em tamanhos bem pequenos e encher de doces. Na tampa decore com o tema da festa e o nome do seu filho. Mais uma dica bacana para as lembrancinhas são caixas de lápis de cor e desenhos impressos por você mesmo. Ou que tal comprar bolhas de sabão? Toda criança gosta.

Foto: Reprodução www.festabox.com.br
Foto: Reprodução www.festabox.com.br

Agora, mãos à obra. Decore, divirta-se e deixe seu filho feliz!

Sobre Camila Prospero

Camila Prospero
Camila Próspero mora em São Paulo e é mamãe de duas delícias: a Catarina de 4 anos e o Artur de 2 aninhos. Especializada em nutrição infantil abandonou a carreira para se dedicar a sua verdadeira paixão, a loja artigos para festas Lapapel Festas, fundada por seu pai em 1985 e líder no mercado no bairro da Lapa em São Paulo.

Veja também

Decoração com Muro Inglês: Painéis com folhagens

Decoração com Muro Inglês: Painéis com folhagens para alegrar e dar vida às decorações e festas infantis. Muitas fotos para você se inspirar

2 comentários

  1. oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

  2. Laura Lordello

    Adorei, Camila! Suas idéias são sempre ótimas e práticas. Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.