Home / Pré-gestação / Tentantes / Teste de gravidez caseiro, posso confiar?

Teste de gravidez caseiro, posso confiar?

Antes de sair comprando testes de farmácia ou mesmo antes de realizar um exame de sangue, algumas tentantes optam por realizar algum teste de gravidez caseiro (acreditem, há milhões de variações deles por aí), mas será que pode-se confiar no resultado?

  • Não, nenhum teste de gravidez caseiro possui qualquer comprovação científica e não devem ser utilizados como parâmetro para confirmar ou descartar uma gravidez!

 

Atenção: Alguns testes que ensinam pela Internet ou no boca-a-boca são contraindicados, pois utilizam produtos químicos que podem ser prejudiciais à saúde.

Se você optar por realizar algum teste de gravidez caseiro, lembre-se que não passa de uma brincadeira e o resultado não deve ser levado a sério. E, como brincadeira, desconsidere realizar qualquer tipo que possa lhe trazer riscos para a saúde, como os que utilizam água sanitária, cloro, ou mesmo introdução de objetos na vagina.

teste de gravidez caseiro

Fiz o teste de gravidez caseiro e deu positivo, e agora?

Os testes de gravidez caseiros não são confiáveis, ou seja, o resultado positivo ou negativo não pode ser considerado correto ou mesmo uma probabilidade de acerto. Se você desconfia que está grávida, realize um teste de farmácia ou exame de sangue (beta-hCG quantitativo). Mesmo para a realização desses exames o ideal é que se aguarde o atraso menstrual, assim a concentração de hCG será maior e detectada mais facilmente.

Fiz o teste de gravidez caseiro e deu negativo, posso confiar?

Não, os testes de gravidez caseiros não podem ser utilizados como parâmetro para confirmar ou descartar uma gestação. Se a sua menstruação atrasar (ou você tiver ciclo menstrual irregular) e continuar desconfiada que está grávida, realize um teste de farmácia ou exame de sangue (beta-hCG quantitativo).

Existe algum teste de gravidez 100% confiável?

Nas verdade não. Os testes de farmácia variam entre 95% e 99% de acerto, enquanto o de sangue possui 99% de confiabilidade. Se mesmo os exames de sangue, que são realizados com rígidos padrões de análise, ainda sim podem apresentar um resultado errado, imagine um teste caseiro que é considerado mais um mito ou lenda, do que realmente um teste de gravidez.

Não quero gastar para realizar um teste de gravidez, o que posso fazer?

Os postos de saúde realizam testes de gravidez (que analisam a concentração do hCG na urina) gratuitamente. Compareça a um posto de saúde e solicite o teste, que será realizado no local e em poucos minutos você ficará sabendo o resultado. Porém para que o resultado seja confiável, assim como nos testes de farmácia, aguarde o atraso menstrual para realizá-lo.

Para brincar: Tipos de teste de gravidez caseiro

Vamos citar somente alguns tipos de testes que não apresentam risco para a saúde, ou seja, que não utilizam produtos químicos e que não é necessário introduzir qualquer objeto na vagina.

Lembre-se, os testes abaixo são apenas brincadeiras e o resultado não deve ser levado a sério.

– Colocar pasta dental na urina

A urina da mulher deve ser colocada em um recipiente. Adicione uma pequena porção de pasta de dente (não pode ser colorida, precisa ser branca e cremosa).
POSITIVO: Quando a urina ganha uma coloração azulada ou fica espumada.
NEGATIVO: Quando não há alteração na cor ou formação de espuma.

– Ferver a urina em recipiente de alumínio.

A urina da mulher deve ser colocada em um recipiente de alumínio e levada ao fogo até ferver.
POSITIVO: Quando a fervura é similar à do leite, ou seja, a urina sobe e forma-se uma espécie de nata.
NEGATIVO: Quando a fervura é similar à da água, ou seja, borbulha sem subir ou formar nata.

– Mergulhar agulha na urina (Teste Marroquino)

A urina da mulher deve ser colocada em um recipiente transparente, com tampa e descartável e uma agulha (sem ferrugem) deve ser mergulhada no líquido. Fecha-se o recipiente e aguarde por 8 horas (realize o teste antes de dormir, assim você ficará menos ansiosa).
POSITIVO: Quando a agulha muda de cor.
NEGATIVO: Quando a agulha não muda de cor.

Dicas de leitura

Será que é nidação ou menstruação?
Dicas para engravidar
Sintomas de gravidez, será que estou grávida?

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Desafio para Aumentar as Chances de Gravidez

IVI SALVADOR LANÇA DESAFIO PARA AUMENTAR AS CHANCES DE GRAVIDEZ Todas pessoas podem aumentar as …

2 comentários

  1. Olá, Almanaque dos pais ! Estou com a menstruação atrasada por três dias, meu ciclo vai 26 a 28 e, é regular. Hoje não aguentei a ansiedade e fiz um teste de farmácia depois do almoçou, e o resultado negativo. Daí, fiz o caseiro da água sanitária que não mudou a cor, mais ficou parecendo uma água com gás. Será que estou gravida? Não sinto nada, ou devo sentir, mas passa por despercebido, por minha ansiedade. Quero muito que esteja, pois tenho 37 anos e hoje me encontro pronta para essa benção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.