Ícone do site Almanaque dos Pais

Como escolher o creme dental ideal

Pode não parecer, mas escolher o creme de dente ideal pode ser uma tarefa difícil e confusa para muita gente, principalmente com tanta variedade de cor, sabor, e até mesmo de embalagens.

Se você é do tipo que olha para as prateleiras e fica indecisa com qual creme dental comprar devido a grande variedade destes produtos, ou se você não sabe como escolher o melhor creme dental para meu filho, aqui vão algumas dicas que podem facilitar a escolha.

Para escolher o creme dental ideal devemos sempre ficar de olho em algumas informações nas entrelinhas:

 

Na minha opinião, esse item é o mais importante de todos.

Segundo a ADA (Academy of General Dentistry) dos Estados Unidos, o uso de pasta fluoretada 2 vezes ao dia pode reduzir em até 40% o aparecimento de cáries. Mas devemos lembrar que durante os primeiros aninhos de vida, a criança não sabe cuspir o excesso da pasta, e isso pode levar à má formação dos dentes permanentes, ou seja, eles podem nascer com manchas brancas características da fluorose dentária.

Portanto, o uso de pasta com fluoretos só é recomendado quando a criança já souber cuspir todo o excesso do creme, ok?

Como são abrasivos, não são recomendados para crianças, principalmente com dentes de leite, e a maioria apresenta flúor em sua composição, o que é mais uma contraindicação.

É um agente bacteriostático, ou seja, que inibe a proliferação de bactérias, e sua concentração a nível seguro à saúde é de até 0,3%.

Como nossa alimentação já apresenta muito corante, o ideal seria utilizar um creme dental sem esse aditivo, até porque sua função é a higienização dos dentes e mucosa bucal. Vale lembrar que o creme dental que apresenta corante em sua composição não é recomendado para quem faz ou fez clareamento e quer manter a cor branquinha dos dentes.

Existe diversos sabores disponíveis no mercado, mas os mais vendidos são os refrescantes. Já as crianças gostam daquelas com sabores mais adocicados.

 

Para quem possui doença gengival (gengivite ou periodontite) existe aquelas pastas com sabor não tão agradável, mas que ajudam a diminuir o sangramento e inchaço da gengiva.

Se for para uma criança, o ideal é os pais utilizarem uma pasta com sabor agradável e realizarem a escovação, assim o filho vai aprender a escovar os dentes sem o trauma do sabor desagradável.

 

Eu sei que a variedade é grande, mas seguindo essas dicas, vai ficar um pouco mais fácil na hora de escolher o melhor creme dental para você e sua família.

Sair da versão mobile