Ícone do site Almanaque dos Pais

Descubra o que não fazer quando o dente estiver molinho!

O que não fazer quando o dente estiver molinho!

Todo mundo sabe que os dentes de leite ficam moles e caem, mas a maioria dos papais de plantão e os filhotes nunca estão preparados para este momento.

Alguns ficam assustados com essa mudança que começa, normalmente, entre os 5 e 7 anos de idade, e normalmente sentem medo de doer.

Para facilitar, vou explicar de uma maneira bem simples o que acontece:

O dente que está nascendo pressiona a raiz do dente de leite que é reabsorvida naturalmente. Como esta raiz está “encurtando”, o dentinho perde seu apoio dentro do osso e acaba ficando mole. Tudo isso acontece sem dor, mas a criança pode reclamar de um incomodo ao se alimentar, pois o dente fica preso pela gengiva, e esta sim sente uma sensibilidade ao se “esticar” com a mobilidade do dente.

Como é um momento um tanto quanto diferente para a criança, o melhor é que seja tranquilo, ou seja, os pais não precisam correr para o dentista e pedir para tirar o dentinho mole. O ideal é que este procedimento seja feito de forma natural e simples – em casa.

Se você extrair o dente cedo demais, o permanente pode demorar a nascer. Portanto, deixe o dente cair naturalmente, mas se você notar que ele está demorando a cair e o permanente já está nascendo, sim, chegou a hora de procurar um dentista para extrair o dentinho do seu filho.

Os pais devem ficar de olho em alguns detalhes que podem afetar o momento “JANELINHA”:

– Higienização

Com o dente mole, algumas crianças diminuem ou interrompem a escovação dos dentes por MEDO de sentirem dor. Se isso ocorrer, insista um pouco, mas se observar que o filhote realmente está sentindo dor, procure um dentista para fazer a extração do dente.

– Pequenos dentistas

Algumas crianças utilizam garfos, lápis ou brinquedos pontudos para cutucar o dente mole. Devemos ficar atentos com a limpeza destes objetos para não causar uma inflamação ou até mesmo machucar a boca.

– Mexer com a mão

O dente cai naturalmente, mas quando mexemos, aceleramos este processo. O ruim é que a criança não lava a mão antes de mexer no dentinho e leva muitas bactérias que podem inflamar o local. Se quiser mexer no dente, o melhor é que mexa com a língua.

– Amarrar fio dental no dente bater a porta

Este procedimento, além de não ser ideal, pode causar sérios problemas, como uma fratura da raiz que não foi completamente reabsorvida. Isso causaria dor, além de deixar a criança traumatizada para tirar os próximos dentes.

Sair da versão mobile