Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / Descubra o que não fazer quando o dente estiver molinho!

Descubra o que não fazer quando o dente estiver molinho!

O que não fazer quando o dente estiver molinho!

Todo mundo sabe que os dentes de leite ficam moles e caem, mas a maioria dos papais de plantão e os filhotes nunca estão preparados para este momento.

Alguns ficam assustados com essa mudança que começa, normalmente, entre os 5 e 7 anos de idade, e normalmente sentem medo de doer.

cai o dente de leite

Para facilitar, vou explicar de uma maneira bem simples o que acontece:

O dente que está nascendo pressiona a raiz do dente de leite que é reabsorvida naturalmente. Como esta raiz está “encurtando”, o dentinho perde seu apoio dentro do osso e acaba ficando mole. Tudo isso acontece sem dor, mas a criança pode reclamar de um incomodo ao se alimentar, pois o dente fica preso pela gengiva, e esta sim sente uma sensibilidade ao se “esticar” com a mobilidade do dente.

Como é um momento um tanto quanto diferente para a criança, o melhor é que seja tranquilo, ou seja, os pais não precisam correr para o dentista e pedir para tirar o dentinho mole. O ideal é que este procedimento seja feito de forma natural e simples – em casa.

Se você extrair o dente cedo demais, o permanente pode demorar a nascer. Portanto, deixe o dente cair naturalmente, mas se você notar que ele está demorando a cair e o permanente já está nascendo, sim, chegou a hora de procurar um dentista para extrair o dentinho do seu filho.

Os pais devem ficar de olho em alguns detalhes que podem afetar o momento “JANELINHA”:

– Higienização

Com o dente mole, algumas crianças diminuem ou interrompem a escovação dos dentes por MEDO de sentirem dor. Se isso ocorrer, insista um pouco, mas se observar que o filhote realmente está sentindo dor, procure um dentista para fazer a extração do dente.

– Pequenos dentistas

Algumas crianças utilizam garfos, lápis ou brinquedos pontudos para cutucar o dente mole. Devemos ficar atentos com a limpeza destes objetos para não causar uma inflamação ou até mesmo machucar a boca.

– Mexer com a mão

O dente cai naturalmente, mas quando mexemos, aceleramos este processo. O ruim é que a criança não lava a mão antes de mexer no dentinho e leva muitas bactérias que podem inflamar o local. Se quiser mexer no dente, o melhor é que mexa com a língua.

– Amarrar fio dental no dente bater a porta

Este procedimento, além de não ser ideal, pode causar sérios problemas, como uma fratura da raiz que não foi completamente reabsorvida. Isso causaria dor, além de deixar a criança traumatizada para tirar os próximos dentes.

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Amamentação: o que a Fonoaudiologia tem a ver com isso?

A maternidade, fase em que tudo passa a ter um novo sentido e com ela …

3 comentários

  1. ola boa tarde! Me chamo Leila e tenho um filho que vai completar 08 anos agora em julho,quando tinha 05 anos em uma brincadeira perdeu um dente o da frente superior ,o outro teve que fazer um canal e por volta dos 06 anos tivemos q extrair o pq ficou mole para cair,o que acontece é que ate hoje nao nasceu nenhum dos dois, gostaria de saber se pode acontecer de não nascer e se isso ocorre qual procedimento, estou bastante preocupada.

  2. Boa tarde Iasmine,

    Espero que tudo corra bem e que seu filhote adore ficar com janelinhas.
    Procure um dentista para que seu filho vá se acostumando com o ambiente e com as pessoas, que explique esta nova fase e que passe confiança para ele.
    Dica:
    Na internet você pode encontrar o chamado álbum dental, uma caixinha colorida com vários buraquinhos para guardar cada dentinho que cair.
    Hoje, como sou dentista, adoraria ter todos os meus dentinhos, mas minha mãe só guardou o primeiro dente que caiu.

    Beijos,

    Dra. Taila Billa

  3. É muito importante ficarmos atentos com este grade momento,da troca do primeiro dentinho. estou esperando este grande dia pós meu filhote já tem 5 anos.obrigado pelas orientações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.