Home / Mamãe / Comportamento / Alteração hormonal e sua relação com o humor

Alteração hormonal e sua relação com o humor

Devido ao ciclo menstrual, as mulheres passam todos os meses por alterações hormonais. O objetivo dessa variação produzida pelo corpo é preparar-se todos os meses para a gravidez, mas o processo pode acabar influenciando também no estado de ânimo e no humor, como acontece na TPM. Entenda aqui por que a alteração hormonal se relaciona com as emoções.

alteracao-hormonal

Como atuam os hormônios?

Os hormônios são substâncias químicas. No caso dos hormônios envolvidos com o aparelho reprodutor, os principais são a progesterona e o estrogênio, que são essenciais para a fertilidade da mulher. Eles atuam desde a ovulação ao nascimento do bebê e vão além.

Cada um desses dois hormônios tem um papel diferente ao longo do ciclo menstrual. O estrogênio está mais ligado ao processo de ovulação durante a primeira fase do ciclo até uma possível fecundação do óvulo, enquanto a progesterona é mais forte durante a segunda fase do ciclo, onde o corpo prepara as condições ótimas para a nidação, ou seja, momento em que o embrião se implanta no útero. Estes dois momentos, antes e depois da ovulação, revelam dois possíveis estados de ânimo devido às altas concentrações hormonais:

Estrogênio: Este hormônio que atua mais na primeira parte do ciclo pode proporcionar aquela sensação de energia e bom humor necessária para que a mulher esteja disposta ao sexo. O corpo sabe bem que para engravidar o sexo deve coincidir com o período de ovulação e com este hormônio ele vai tentar dar uma força.

Progesterona: A progesterona tem seu pico justamente depois que a mulher já ovulou e em teoria poderia ter ocorrido a fecundação do óvulo. Se isso tivesse acontecido, o corpo teria que preparar as condições para que ocorra a nidação. Os efeitos da progesterona serão cansaço, inchaço e também retenção de líquido.

Nem todas as mulheres experimentam as mudanças de humor durante o ciclo menstrual. A TPM é vivida de forma pessoal por cada mulher. Porém, existe outro momento onde os efeitos de concentração de hormonal são muito mais altos, que é durante a gravidez. E então, é mais difícil que uma mulher seja imune aos seus efeitos.

 

Alterações de humor na gravidez

Os hormônios são mais uma vez os principais responsáveis para que as gestantes tenham uma alta sensibilidade e mudanças de humor que podem passar da euforia à tristeza, da raiva ao amor. Mas os hormônios não estarão sozinhos como influenciadores, existem outros fatores que podem melhorar ou piorar a situação. São eles:

  • Mudanças no corpo durante a gravidez podem causar dores e incômodos principalmente no começo e no final da gestação. Estando desconfortável, é normal que o humor também seja afetado.
  • A pressão psicológica da gravidez é grande. A futura mãe está preocupada se o bebê vai nascer bem, o que será de seu futuro, como poderá dar a educação que ele necessita. São muitas as dúvidas e medos que afligem a gestante e, consequentemente seu emocional é afetado.
  • As relações interpessoais são um fator importante para melhorar ou piorar o estado de ânimo. Por isso a relação com o parceiro precisa estar bem, e para tanto é preciso ter compreensão entre as duas partes. Por um lado, a gestante com os nervos à flor da pele pode incomodar-se com coisas que antes da gravidez não lhe afetavam, e por outro, o parceiro pode ter dificuldade de entender esse momento. Por isso, ambos terão que ter paciência.

Sobre Dra. Genevieve Coelho

Dra. Genevieve Coelho
Dra. Genevieve Coelho é ginecologista especialista em reprodução humana pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI), na Espanha, e especialista em vídeo cirurgia pelo Instituto São Rafael em Milão, Itália. Dirige o IVI Salvador desde sua fundação em 2009. www.ivi.net.br (71) 3014 9999

Veja também

Como realizar corretamente a higiene íntima da mulher

Realizar corretamente a higiene íntima da mulher é fundamental também para as tentantes, gestantes e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.