Ícone do site Almanaque dos Pais

Dicas para evitar enjoo em viagens de carro, avião e navio.

As férias já chegaram! Quem sofre com cinetose, ou seja, enjoo em viagens de carro, avião e navio, precisa pensar e planejar muito antes de decidir o destino das férias para evitar passar mal no caminho. Pensando no bem estar de bebês, crianças, adultos e idosos, preparamos algumas dicas para evitar enjoo em viagens de carro, avião e navio.

Foto: Reprodução www.visihow.com

O que é a cinetose, ou enjoo de movimento

A cinetose ou enjoo do movimento acontece quando há uma confusão de sentidos no corpo, ou seja, ouvido interno – responsável pelo equilíbrio – sente que está em movimento, enquanto os olhos – geralmente focados em alguma coisa no interior do veículo, aeronave ou embarcação – enviam sinal de que está parado. Essa confusão gerada no cérebro pelos sinais de que está parado e ao mesmo tempo em movimento, pode causar a cinetose, ou seja, o enjoo de movimento.

Sintomas da cinetose

Os principais sintomas do enjoo em viagens de carro, avião e navio são:

Pessoas que mais suscetíveis a cinetose

A cinetose, popularmente conhecida como enjoo do movimento, acomete todos os perfis, porém algumas pessoas são tidas mais propensas a enjoar em viagens de movimento:

Dicas para evitar enjoo em viagens de carro, avião e navio

As viagens longas podem finalmente entrar nos roteiros de viagens da família, existem dicas que irão ajudar a proporcionar o bem estar de todos. O principal “segredo” é tentar transmitir ao cérebro sinais equivalentes, ou seja, já que seu corpo está avisando que está em movimento, seus olhos devem fazer o mesmo.

Foto: Reprodução www.lifeasmom.com

Leve sempre em suas viagens

Para ajudar a aliviar os sintomas do enjoo durante suas viagens, o ideal é estar preparado! Leve sempre com você:

Como fazer o chá de gengibre:

Retire a casca e corte o gengibre em rodelas. Para cada copo de água, acrescente 3 rodelas e leve ao fogo. Deixe ferver por 5 minutos. Se preferir pode acrescentar limão ou laranja.

Se o seu filho passar mal, o que fazer?

O primeiro passo é não brigar com a criança, afinal ela não tem culpa e não consegue controlar ou segurar o vomito. Mantenha a calma e acalme a criança que, além de estar enjoada, também está suja e envergonhada.

Se está viajando de carro, pare em um local seguro assim que possível. Postos de combustível sempre oferecem uma torneira com água que facilita na hora de limpar a bagunça.

Limpe o máximo que conseguir para tirar o cheiro forte. Limpe a criança e, se necessário, troque sua roupa. Ofereça um pouco de água para evitar a desidratação.

Quando a viagem é de carro, a criança pode ter a oportunidade de sentir seus sentidos organizados. Aproveite o momento para caminhar um pouco.

Sair da versão mobile