As férias já chegaram! Quem sofre com cinetose, ou seja, enjoo em viagens de carro, avião e navio, precisa pensar e planejar muito antes de decidir o destino das férias para evitar passar mal no caminho. Pensando no bem estar de bebês, crianças, adultos e idosos, preparamos algumas dicas para evitar enjoo em viagens de carro, avião e navio.
O que é a cinetose, ou enjoo de movimento
A cinetose ou enjoo do movimento acontece quando há uma confusão de sentidos no corpo, ou seja, ouvido interno – responsável pelo equilíbrio – sente que está em movimento, enquanto os olhos – geralmente focados em alguma coisa no interior do veículo, aeronave ou embarcação – enviam sinal de que está parado. Essa confusão gerada no cérebro pelos sinais de que está parado e ao mesmo tempo em movimento, pode causar a cinetose, ou seja, o enjoo de movimento.
Sintomas da cinetose
Os principais sintomas do enjoo em viagens de carro, avião e navio são:
- náuseas;
- salivação;
- vômito;
- sensação de calor
- suor frio;
- palidez;
- tontura;
- dor de cabeça;
- sonolência (bocejos);
- choro (em bebês e crianças);
- mal estar.
Pessoas que mais suscetíveis a cinetose
A cinetose, popularmente conhecida como enjoo do movimento, acomete todos os perfis, porém algumas pessoas são tidas mais propensas a enjoar em viagens de movimento:
- crianças entre 2 e 12 anos de idade;
- gestantes
- idosos
- pessoas que sofrem de enxaqueca, labirintite ou muito ansiosas.
Dicas para evitar enjoo em viagens de carro, avião e navio
As viagens longas podem finalmente entrar nos roteiros de viagens da família, existem dicas que irão ajudar a proporcionar o bem estar de todos. O principal “segredo” é tentar transmitir ao cérebro sinais equivalentes, ou seja, já que seu corpo está avisando que está em movimento, seus olhos devem fazer o mesmo.
- Coloque as crianças em cadeirinhas que permitam que elas tenham visão da janela, assim poderão se concentrar na paisagem e não dentro do carro. Olhar para fora do carro, avião ou navio pela janela também é uma dica para os adultos;
- Não ler, jogar ou se concentrar em brincadeiras e objetos que estejam dentro do carro, a dificuldade dos olhos em focar em objetos próximos causará mais enjoo;
- Para viagens de avião, além de sentar ao lado da janela para olhar a paisagem, sentar-se próximo às asas também ajuda, já que é uma região que sofre menos balanço na aeronave;
- Para viagens de navio, ficar fora da cabine e mais próximo ao meio ou final da embarcação também ajuda;
- Não se sentar de costas, ou seja, na direção oposta a do veículo;
- Abrir as janelas para ventilar e não deixar o local aquecido;
- Evitar cheiros fortes dentro do veículo, como fumo, perfumes, alimentos com muito odor;
- Distrair as crianças com músicas, histórias e brincadeiras que as façam olhar para fora do carro, como por exemplo, quem acha o carro vermelho, ou a vaquinha. Quando mais longe ela olhar melhor;
- Em viagens curtas o jejum pode ajudar, porém em viagens longas o ideal é se alimentar evitando comidas gordurosas, leite e refrigerantes;
- Vestir roupas leves e confortáveis e que não apertem, especialmente a região da cintura;
- Pare pelo menos a cada 2 horas para que todos saiam do carro para esticar as pernas e caminhar um pouco.
Leve sempre em suas viagens
Para ajudar a aliviar os sintomas do enjoo durante suas viagens, o ideal é estar preparado! Leve sempre com você:
- Lenços umedecidos sem cheiro (ou toalhas) para colocar na testa do nauseado;
- Saquinhos para vomitar;
- Lenços umedecidos para limpeza;
- Troca de roupa;
- Garrafa de água para beber;
- Chá gelado de gengibre ou cápsulas de gengibre. Uma forma natural e segura para todas as idades e gestantes de evitar os enjoos, pois o gengibre atua nos músculos gastrointestinais aliviando os enjoos.
Como fazer o chá de gengibre:
Retire a casca e corte o gengibre em rodelas. Para cada copo de água, acrescente 3 rodelas e leve ao fogo. Deixe ferver por 5 minutos. Se preferir pode acrescentar limão ou laranja.
Se o seu filho passar mal, o que fazer?
O primeiro passo é não brigar com a criança, afinal ela não tem culpa e não consegue controlar ou segurar o vomito. Mantenha a calma e acalme a criança que, além de estar enjoada, também está suja e envergonhada.
Se está viajando de carro, pare em um local seguro assim que possível. Postos de combustível sempre oferecem uma torneira com água que facilita na hora de limpar a bagunça.
Limpe o máximo que conseguir para tirar o cheiro forte. Limpe a criança e, se necessário, troque sua roupa. Ofereça um pouco de água para evitar a desidratação.
Quando a viagem é de carro, a criança pode ter a oportunidade de sentir seus sentidos organizados. Aproveite o momento para caminhar um pouco.