Ícone do site Almanaque dos Pais

Dicas para montar a lancheira das crianças

Antes de começarmos com as dicas para montar a lancheira das crianças, é importante falarmos sobre os hábitos das crianças em casa e do horário em que ela irá para a escola. Esses fatores são essenciais na hora de pensarmos em o que levar e o que não levar na lancheira dos filhos.

Reprodução www.shapeme.com.au

Avalie os hábitos das crianças em casa

Seu filho se alimenta bem em casa? Qual a quantidade?

Um erro muito comum é mandar uma grande quantidade de lanche para a criança. Envie a quantidade que seu filho costuma comer em casa, uma quantidade maior poderá significar que a criança irá comer mais do que gostaria, ou então desperdício de alimento.

 

Seu filho aceita bem novos alimentos?

Colocar “novidades” na lancheira não significa um estímulo para que seu filho comece a variar mais o cardápio. Antes de colocar um alimento novo no lanche na escola, apresente para que seu filho experimente em casa e possa lhe dizer se gostou ou não. Desta forma você não corre o risco do seu filho voltar para a casa sem ter tocado na comida e faminto.

O que ele costuma comer?

A preocupação por enviar lanches saudáveis na lancheira é válida e deve ser priorizada. Porém se a criança não tem uma alimentação saudável em casa, dificilmente ela aceitará lanches saudáveis na escola. Por isso não adianta encher a geladeira de casa com refrigerantes e guloseimas e, na lancheira, enviar frutas e sucos naturais.

Promova hábitos saudáveis no lanche de sua casa para que a criança encontre os mesmos tipos de alimentos na escola e em seu lar.

Dedique alguns minutos para montar a lancheira

O dia-a-dia corrido dos pais e mães acaba levando a optar por produtos industrializados, que são extremamente práticos, na hora de montar a lancheira. Porém conseguir uns minutinhos do seu dia para se dedicar a preparar lanches mais saudáveis será de grande valia para a saúde dos pequenos.

Calma, os produtos industrializados não estão proibidos, mas devem ser colocados na lancheira em poucas ocasiões, como naquele dia em que você está atrasado. Se o seu filho não dispensa uma guloseima, deixe para colocar somente na sexta-feira uma guloseima, como bolacha recheada.

Reprodução www.foodsafety.asn.au

Produtos que NÃO devem ir para a lancheira das crianças:

Substitua alguns alimentos por outros

Sucos industrializados sem açúcar ou conservantes

Existem alguns sucos industrializados que não possuem açúcar, corantes e conservantes e que são aliados para aqueles dias em que não foi possível preparar um suco natural em casa.

Outra sugestão é a água de coco pasteurizada, confira no rótulo e busque por marcas sem conservantes ou aromatizantes artificiais.

Clique aqui para conhecer os melhores sucos naturais para lancheira das crianças.

Sugestões para o lanche:

Abuse da criatividade e varie o máximo possível:

Sugestões de recheios:

Devido às características de alguns recheios, é importante que o lanche seja preparado poucos minutos antes da ida para a escola e devem ser armazenados em uma lancheira térmica.

 

[notification type=”notification_warning” ]Peito de peru, chester, presunto, salsicha entre outras carnes processadas: Atenção, o consumo deve ser evitado já que podem causar câncer conforme dados da OMS.[/notification]

Armazenamento do lanche e a Lancheira

A lancheira, para que conserve melhor os alimentos, deve ser térmic

a. Uma lancheira térmica em boas condições é capaz de conservar os alimentos por até 3 horas (desde a hora em que foram armazenados até o consumo).

Sanduíches e outras opções com recheios perecíveis devem ser enroladas em papel alumínio antes de colocadas na lancheira térmica para que conservem melhor os produtos (como queijos, requeijão, manteiga, entre outros).

 

 

 

Sair da versão mobile