Ícone do site Almanaque dos Pais

Dizer não para os filhos também é um ato de amor

Quando se trata da educação, dizer não para os filhos também é um ato de amor, carinho e cuidado.

O equilíbrio entre o sim e o não ajuda as crianças a descobrirem o que é certo e o que é errado, ensina que regras precisam ser respeitadas, os valores da família, além de ensinar a criança a controlar suas emoções e frustrações. Somente assim os pais poderão estabelecer os limites na educação infantil.

O sentimento de culpa dos pais – os que querem suprir a ausência – é a principal razão dos excessivos “sim” que as crianças ouvem ao pedir um brinquedo desnecessário, um passeio fora de hora ou a quebra das regras da casa, especialmente quando o pedido é seguido por choros, birras, biquinhos e cara emburrada.

Nesses casos o ato de amor é dizer não, e não ao contrário como muitos acreditam. Se a birra acontecer em lugares públicos, a dica é levar a criança para um local mais tranquilo, mesmo que seja um canto da loja de brinquedos, segurar seus braços firmemente, porém sem machucar, olhar em seus olhos e falar com firmeza qual comportamento você não aceita.

Mantenha a calma e controle o tom de voz, uma voz firme é mais eficiente que gritos. Além de dizer não é importante explicar de forma que a criança entenda a razão da negativa, porém a melhor forma de assimilar é com o exemplo dos pais, a criança observa muito e aprende muito mais com o exemplo do que com palavras.

Quando os pais se comportam com ética e tratam seus filhos com respeito, educação e amor, os filhos consequentemente desenvolverão o mesmo comportamento.

O sim também é imprescindível e faz parte da educação infantil, especialmente quando aplicado para reforçar atitudes positivas. É importante aos pais buscarem o equilíbrio entre o sim e o não e manterem a coerência, pois de nada adianta dizer que não pode comprar aquele brinquedo caro hoje e amanhã chegar em casa com o brinquedo nas mãos porque não resistiu ao choro do filho na hora de dormir.

Educação dos Filhos: Estabelecer limites

Não há idade para começar a dizer não, até um bebê que faz manha ao ver a mamãe conversando com uma amiga já pode entender que aquele comportamento não é adequado. Dar limites é educar com valores, ensinando o respeito, desenvolvendo a tolerância, e tornando a criança menos egocêntrica, mais forte e compreensiva.

Estabelecer limites na educação dos filhos é essencial para sua formação e sucesso também na vida adulta, pois ajuda a lidar com as frustrações, especialmente no âmbito profissional em que os “nãos” serão encarados de forma mais leve. Papais e mamães, não se sintam culpados por dizerem “não”, nem por não poderem comprar aquele presente caro. O que realmente importa e estará na memória de seu filho para sempre é estar ao lado dele quando ele precisar, dar amor, carinho, educação e passar seus valores.

Post publicado originalmente no site OMO em 2014

Sair da versão mobile