Ícone do site Almanaque dos Pais

É possível adiar a menopausa?

A ciência avança em alta velocidade. Hoje, por exemplo, já é possível com a ajuda da cosmética que uma pessoa pareça ter menos idade, inclusive com uma boa alimentação e exercícios a sensação de ser jovem será completa. No entanto, mesmo sendo a área da reprodução humana uma ciência que tem avançado muito e conseguido ajudar a milhões de casais a realizarem o sonho de ter filhos em todo o mundo, ainda não é possível impedir o desgaste natural da fertilidade. Ou seja, não é possível adiar a menopausa, mas com a ajuda de tratamento é possível engravidar durante a menopausa. Vejamos o assunto por partes:

O que é a menopausa?

Atingir a menopausa significa o fim da reserva ovariana, cada mulher ao nascer já tem determinada a data da chegada da sua menopausa e isso não poderá ser postergado. Em contrapartida a menopausa pode ser antecipada, ou seja, chegar antes do programado dependendo dos hábitos da mulher ou medicamentos, como os utilizados para tratar o câncer (quimioterapia e radioterapia) e fumar, que também pode antecipar a menopausa adiantando o climatério em até 2 anos.

O climatério e a menopausa são a mesma coisa?

Não. Normalmente a partir dos 45 anos começa o climatério, que é o conjunto de sintomas que chegam antes da menopausa, provocados pela diminuição na produção dos hormônios sexuais femininos. Portanto, é um período de transição para a chegada da menopausa, que costuma chegar ao redor dos 50 anos.

Como minimizar os sintomas da menopausa?

A base de uma menopausa com menos sintomas, assim como a base da saúde, está em uma alimentação equilibrada e na prática de exercícios. Veja a seguir o indicado para combater cada sintoma:

Osteoporose. Com a queda da produção dos estrógenos os ossos ficam mais frágeis, por isso se a mulher sempre praticou atividades físicas, ela atinge a menopausa com uma vantagem, pois seus ossos estarão mais fortes. Trabalhando as articulações é possível retardar o processo de descalcificação dos ossos.

Durante a menopausa a prática regular e modera dos exercícios é essencial, além disso, a dieta equilibrada deve ser rica em cálcio e vitamina D. Recomenda-se evitar bebidas estimulantes porque elas interferem no metabolismo do cálcio, são elas: coca-cola, café, chá de ervas que contenham teína.

Sufocos. Os sufocos são um sintoma frequente e bastante incômodo. Para evitar, a solução é usar roupas leves e de algodão, não comer pimenta e tomar bebidas frias.

Aumento de peso. Neste aspecto, a alimentação balanceada e os exercícios irão contribuir para evitar o aumento de peso e acúmulo de gordura que acontece principalmente nas regiões da barriga, glúteos e coxas.

Risco cardiovascular. Com a menopausa o risco de disfunções cardiovasculares aumenta, principalmente no caso de fumantes, mulheres que sofrem de diabetes, obesidade ou hipertensão. O risco pode ser minimizado com hábitos saudáveis e sempre que possível eliminando fatores de risco, mas é indispensável o acompanhamento médico.

Infertilidade. Naturalmente é impossível engravidar quando a mulher atinge a menopausa porque não existe ovulação, no entanto seu útero pode ainda ter condições de gestar. Caso uma mulher entre na menopausa com menos de 50 anos, é possível engravidar através da fertilização in vitro com o uso de óvulos doados ou óvulos próprios que tenham sido congelados anteriormente.

Sair da versão mobile