Ícone do site Almanaque dos Pais

Espermatozoide: Da produção até a ejaculação

espermatozoide - wikipedia commonsEspermatozoides são as células reprodutivas masculinas. Eles são formados por uma cabeça e uma cauda (ou flagelo).
É na cabeça que está o núcleo onde se encontra todo o material genético.

A espermatogênese, ou seja, a produção de espermatozoides demora cerca de 70 dias. Um homem saudável produz entre 100 e 200 milhões de espermatozoides por dia, todos os dias. O processo se inicia com células espermáticas imaturas que se desenvolvem e, uma parte delas chegam ao estágio de células espermáticas maduras (ou espermatozoides). Nesta etapa eles migram para o epidídimo, onde após 18 a 24 horas ganham a capacidade de se locomover, chamada de motilidade.

Aptos a se moverem, eles passam pelo ducto ou canal deferente até chegarem à vesícula seminal, onde ficam armazenados até o momento da ejaculação.

Clique na imagem para ampliar

Existem dois tipos de espermatozoides normais, os que carregam o cromossomo X, responsáveis pela formação de bebês do sexo feminino, e os que carregam o cromossomo Y, responsáveis pela formação de bebês do sexo masculino. É o homem quem define o sexo do bebê e não a mulher como se acreditava há muitos anos atrás.

Diferentemente das mulheres que já nascem com todos os óvulos formados, a produção dos espermatozoides masculinos é ininterrupta. Ela começa na puberdade e continua até o final da vida.

Entre 200 a 500 milhões de espermatozoides são depositados na parte posterior da vagina humana e apenas 300 a 500 conseguem alcançar o local da fecundação.

Fonte: Wikipedia

Você também pode gostar:
O testículo do homem – anatomia e funções

Sair da versão mobile