Ícone do site Almanaque dos Pais

Espinhas na gravidez, o que fazer?

Até mulheres que não sofreram com acnes durante a adolescência, podem ser surpreendidas com espinhas na gravidez, mas afinal, o que causam essas espinhas durante a gravidez e o que fazer para tratá-las e evitá-las?

Foto: Reprodução www.momtastic.com

O que causa as espinhas na gravidez?

O aumento do hormônio progesterona, que acontece durante a gravidez, é o responsável por aumentar a oleosidade da pele e cabelos, além de provocar, em algumas mulheres, a obstrução dos poros, resultando nas tão temidas espinhas.

Os locais em que as espinhas na gravidez são mais comuns são: rosto, colo e costas, já que são regiões com maior concentração de glândulas sebáceas.

É verdade que as espinhas desparecem após o primeiro trimestre de gravidez?

Em alguns casos sim, mas não é uma regra. Como a progesterona tente a diminuir somente no final da gravidez, muitas vezes a oleosidade as espinhas só vão dar trégua poucas semanas após o parto ou nas semanas mais próximas ao parto.

Como tratar espinhas na gravidez?

O primeiro passo é jamais utilizar cremes e ácidos sem que sejam prescritos pelo seu obstetra, já que muitos desses produtos contém ingredientes que são prejudiciais para o bebê, como o ácido retinóico e o ácido salicílico.

Mesmo sem uso desses ácidos, é possível tratar as espinhas com algumas dicas simples e que trarão um ótimo resultado na maioria dos casos:

*Dica extra: utilize sempre protetor solar para evitar aquelas manchinhas escurecidas na pele, especialmente no rosto e pescoço, que são muito frequentes nas gestantes e geralmente são irreversíveis.

Existe receita para evitar que as espinhas na gravidez apareçam?

Como não é possível utilizar durante a gravidez uma série de cremes e pomadas para tratar a espinhas, as mesmas dicas que demos para tratar as espinhas, também devem ser aplicadas na prevenção.

Manter a pele limpa e protegida do sol, aliando alimentação saudável e bastante água, sua pele estará menos propensa a entupimentos de poros, diminuindo as chances das temidas espinhas aparecerem.

Sair da versão mobile