Ícone do site Almanaque dos Pais

Fiz duas cesáreas e isso não me torna uma pessoa pior ou melhor

Tenho lido uma enxurrada de posts, notícias e comentários que denigrem as mães que realizaram cesárea, as julgam como criminosas sem avaliar as razões que as levaram a esse tipo de parto: influência de terceiros, saúde, motivos emocionais ou por convicção.

Calma lá pessoal, alguém aí já parou para pensar que nenhuma mulher que ama seus filhos é capaz de optar por um parto que pode fazer mal a ele? E desde quando cesárea é crime? Desde quando o tipo de parto define o tipo de mãe que você é?

Não importam as razões que levaram a mulher ou o médico a optarem pela cesárea, o tipo de parto não influencia de forma alguma na qualidade da mãe, não é o tipo de parto que lhe tornará melhor ou pior do que qualquer outra mãe e, acredite, o tipo de parto não é diretamente proporcional ao quanto você ama, cuida, educa ou se dedica ao seu bebê.

Eu, particularmente, sou fã do parto normal humanizado, ou seja, o parto em que o bebê sai pela vagina, porém permite o uso de anestésicos ou indutores para que, em alguns casos, o parto não seja uma experiência traumática. Acredito que o “parto vaginal” seja o melhor para mãe e bebê por muitas razões, entre elas por conta da estimulação natural para o aleitamento materno, recuperação da mãe, entre outros motivos que dariam outro post.

Se me perguntarem o que acham de mulheres que optam por parto cesáreo por medo ou qualquer outra razão não médica, minha resposta é simples: É a escolha dela e eu respeito, assim como respeito quem gosta de rosa, azul, verde ou roxo, mesmo minha cor preferida sendo vermelho.

Para mim o parto normal, infelizmente, não foi possível, após uma semana com contrações cada vez mais frequentes e um dia inteiro com contrações que chegaram a intervalos de 4 minutos e nada de dilatação, elas simplesmente pararam e meu bebê quase não se mexia mais. Foi então que meu médico me falou:

– Monica, chegamos a um momento em que o médico é quem decide o melhor para sua paciente e, neste momento, a escolha do parto não é mais uma decisão sua. Meu objetivo é entregar uma criança saudável para uma mãe saudável e, conforme os exames, o seu filho começará a entrar em sofrimento fetal, em uma escala de 0 a 10 a sua chance de um parto normal é de 0. Vamos realizar uma cesariana.

Claro que fiquei chateada, não era o que eu havia planejado durante toda a gestação e eu já havia sido “influenciada” por tantos posts que condenavam as mães que recorriam à cesárea. E foi refletindo sobre minha impossibilidade para o parto normal ( -Por que comigo??) que eu caí na real, o que importa é que eu esteja saudável para receber meu filho saudável, exatamente como meu médico disse. Eu tento parto normal na próxima.

 

Nascimento do Lucas (janeiro de 2011)

O parto foi um sucesso, minha recuperação também foi ótima, amamentei, meu filho estava hiper saudável e com 9 meses (ainda mamando no peito) engravidei novamente. Em minha primeira consulta pré-natal o meu obstetra e maior incentivador do parto normal já me avisou: – Já sabe que terá outra cesárea, neh? O intervalo interpartal é muito curto para arriscarmos um parto normal.

E meu segundo parto foi cesáreo novamente, com zero de dilatação e muito mais tranquilidade, afinal eu não sou melhor ou pior do que outras mães, mas sou a melhor mãe que posso ser, assim como você.

Sair da versão mobile