Ícone do site Almanaque dos Pais

Fiz laqueadura e me arrependi, e agora?

Fiz laqueadura e me arrependi, e agora?

A laqueadura ou ligadura de trompas é um método de anticoncepção “definitivo” em essência, já que como procedimento cirúrgico não é feito para ser revertido. A técnica consiste em cortar e ligar as trompas de Falópio para prevenir o encontro do óvulo com o espermatozoide, evitando assim a gravidez para sempre. Apesar disso, não é raro receber uma paciente que tenha se arrependido de ter feito a laqueadura e deseja ter filhos novamente. E agora?

A boa notícia é que há esperança, o avanço da medicina reprodutiva oferece mais de uma opção para este caso, pois nem sempre com a reversão da laqueadura será possível engravidar novamente; dependerá de vários fatores que deverão ser estudados. Caso as possibilidades de restabelecer a fertilidade após a reversão sejam baixas, é preferível realizar a Fertilização in Vitro como alternativa que pode chegar a oferecer mais chances de sucesso. Vamos entender as duas opções:

Opção1: Reversão de laqueadura:

Reverter a laqueadura é possível dependendo de como foi feita inicialmente (porção da trompa cortada e técnicas utilizadas) e também considerando as chances de normalizar a fertilidade da paciente para que ela possa engravidar normalmente. Para tanto, o tempo de recuperação da cirurgia não pode ser um fator de risco para a qualidade dos óvulos, que começa a diminuir de forma mais intensa a partir dos 35 anos.

Alguns exames que podem ser solicitados para fazer o diagnóstico são a histerossalpingografia e a laparoscopia diagnóstica. Por outro lado é preciso avaliar a reserva ovariana (qualidade e quantidade dos óvulos) para conhecer aspectos que podem interferir na fertilidade da mulher.

Opção 2: Fertilização in Vitro (FIV)

Com a Fertilização in Vitro a fecundação do óvulo é feita em laboratório e por isso não é necessário que os espermatozoides passem pelas trompas interrompidas. Essa alternativa evita ter que submeter-se a uma cirurgia novamente e, portanto, evita também os respectivos riscos de um procedimento cirúrgico. A Fertilização in Vitro pode ter melhores taxas de êxito ou ser a opção viável dependendo do tempo de recuperação da cirurgia.

Quando a questão é saúde, é preciso ter cuidado ao comparar-se com outras pessoas, pois cada caso deve ser tratado individualmente de acordo com seu diagnóstico. Um especialista de confiança irá avaliar seu caso e responder todas suas dúvidas para que você possa tomar a uma decisão consciente. Consulte sempre seu ginecologista ou especialista em reprodução humana antes de tomar uma decisão.

Sair da versão mobile