Ícone do site Almanaque dos Pais

Grávida pode continuar amamentando?

amamentacao07 (570x380)Cerca de 15% das mulheres engravidam enquanto ainda amamentam o filho mais velho, porém existem muitas dúvidas sobre manter ou interromper a amamentação, afinal, grávida pode continuar amamentando?

Primeiramente, converse com o médico obstetra e o pediatra do seu filho. Somente eles poderão orientar de forma segura quais as providências para o seu caso, pois a idade do filho mais velho, tempo de gestação e mesmo riscos da gestação devem ser levados em conta.

Riscos e consequências de amamentar estando grávida

A amamentação propicia algumas contrações uterinas que, especialmente na fase inicial da gestação, pode causar aborto e complicações.

Ao engravidar os hormônios tendem a alterar o leite, tanto sua fórmula quanto sabor, já se preparando para alimentar o bebê que está sendo gerado. Desta forma o leite voltará a se parecer com o colostro, o que pode causar irritação no filho mais velho que muitas vezes recusa o sabor deste novo leite, porém algumas crianças não se importam com essa mudança de sabor, especialmente se já foram introduzidos novos alimentos em sua dieta e amamentar representa muito mais uma forma de carinho do que fonte nutricional.

Se o desmame for a melhor opção, a mulher deve ser orientada se este deverá ser gradativo, para que a mãe e bebê se sintam mais seguros, ou se a amamentação deverá ser interrompida imediatamente para não trazer riscos para a nova gestação.

Desmame sem traumas

As duas formas de desmame podem ser realizadas sem causar traumas e sentimentos de rejeição. Para isto a mãe deverá:
– estar segura para poder passar essa segurança também para o filho;
– substituir as mamadas por outros alimentos, mamadeira ou mesmo leite no copinho (qual a criança preferir);
– se a criança se mostrar nervosa, emotiva ou com maior dependência da mãe, é hora de aumentar a atenção e se dedicar ainda mais aos carinhos, brincadeiras e colo;
– demonstrar de que o amor materno continuará a ser demonstrado de muitas outras formas facilitará a aceitação da criança.
– alterar algumas rotinas que lembram a hora da amamentação como, por exemplo, a mamada da noite pode virar um banho relaxante com brinquedinhos, em seguida uma sessão de massagem e, depois, uma mamadeira morninha;
– ter uma dose extra de paciência, afinal a criança estará se habituando a uma nova situação.

Você pode gostar de ler:

Grávida pode carregar criança no colo?
Quando iniciar o desmame e como realizá-lo.

Sair da versão mobile