Ícone do site Almanaque dos Pais

Herpes simples ou herpes labial

Com certeza você já viu alguma criança ou adulto com uma feridinha nos lábios, mas nem deu muita atenção porque é algo comum e você sabe que logo passa.

Mas aí é que está o perigo, essa feridinha pode ser uma simples afta ou algo mais complexo como herpes.

Mas o que é herpes simples ou herpes labial?

É uma doença viral recorrente e contagiosa causada pelo Vírus Herpes Simplex 1 e 2 (HSV 1 e 2).

Sinais e sintomas: duram de 7 a 10 dias

Os primeiros sintomas são coceira, ardor e formigamento, até que surgem pequenas bolhas agrupadas que se rompem e liberam um líquido (contendo o vírus).

Com o rompimento destas vesículas,  forma-se uma ferida, que pode ser confundida com uma afta ou até mesmo a queilite angular (popularmente conhecida por “boqueira”).

Como é transmitido o herpes labial?

O herpes labial pode ser transmitido por contato direto da pele com o vírus presente nas vesículas, como num beijo, ou através da saliva.

A contaminação geralmente ocorre na infância, mas isso não significa que a criança vai apresentar as feridas nesta época, pois o vírus pode permanecer latente (em repouso) até ser ativado, ou seja, o vírus se aloja nos gânglios dos nervos cranianos ou da medula e quando ativados, retornam a pele pelo próprio caminho do nervo.

Enquanto uma pessoa estiver com as lesões, possui grandes chances de contaminar outro indivíduo.

O que ativa o vírus?

As recidivas (recorrências) estão associadas à baixa imunidade (como numa gripe), estresse, exposição prolongada ao sol, febre, trauma local, infecções, menstruações.

Prevenção:

Sei que não podemos controlar 24hrs por dia uma pessoinha superativa, como uma criança, principalmente quando vão à escola, mas com essas dicas, vocês podem diminuir os riscos de uma contaminação de forma acidental.

Separe objetos de uso pessoal (como talheres, escova de dentes) e coloque etiquetas, assim seus filhos e os professores poderão identificar mais fácil o que é dele.

Ao chegar em casa, lave bem estes objetos

Tratamento do herpes labial:

Apesar de não ter vacina ou cura, seu tratamento visa diminuir os sinais e sintomas e é realizado com pomadas e comprimidos antivirais para herpes.

Doenças causadas pelo menos vírus:

Ceratoconjuntivite herpética: acomete a conjuntiva e a córnea. Pode levar a cegueira.

Herpes Simples Neonatal: ocorre quando a mamãe apresenta herpes genital e contamina o bebê no canal do parto (parto normal). É um quadro grave e pode ser fatal.

Panarício Herpético: atinge os dedos das mãos e pés.

Sair da versão mobile