Herpes simples ou herpes labial

Com certeza você já viu alguma criança ou adulto com uma feridinha nos lábios, mas nem deu muita atenção porque é algo comum e você sabe que logo passa.

Mas aí é que está o perigo, essa feridinha pode ser uma simples afta ou algo mais complexo como herpes.

herpes-labial

Mas o que é herpes simples ou herpes labial?

É uma doença viral recorrente e contagiosa causada pelo Vírus Herpes Simplex 1 e 2 (HSV 1 e 2).

Sinais e sintomas: duram de 7 a 10 dias

herpes-labial-sintomas

Os primeiros sintomas são coceira, ardor e formigamento, até que surgem pequenas bolhas agrupadas que se rompem e liberam um líquido (contendo o vírus).

Com o rompimento destas vesículas,  forma-se uma ferida, que pode ser confundida com uma afta ou até mesmo a queilite angular (popularmente conhecida por “boqueira”).

Como é transmitido o herpes labial?

O herpes labial pode ser transmitido por contato direto da pele com o vírus presente nas vesículas, como num beijo, ou através da saliva.

A contaminação geralmente ocorre na infância, mas isso não significa que a criança vai apresentar as feridas nesta época, pois o vírus pode permanecer latente (em repouso) até ser ativado, ou seja, o vírus se aloja nos gânglios dos nervos cranianos ou da medula e quando ativados, retornam a pele pelo próprio caminho do nervo.

Enquanto uma pessoa estiver com as lesões, possui grandes chances de contaminar outro indivíduo.

O que ativa o vírus?

As recidivas (recorrências) estão associadas à baixa imunidade (como numa gripe), estresse, exposição prolongada ao sol, febre, trauma local, infecções, menstruações.

Prevenção:

Sei que não podemos controlar 24hrs por dia uma pessoinha superativa, como uma criança, principalmente quando vão à escola, mas com essas dicas, vocês podem diminuir os riscos de uma contaminação de forma acidental.

Separe objetos de uso pessoal (como talheres, escova de dentes) e coloque etiquetas, assim seus filhos e os professores poderão identificar mais fácil o que é dele.

Ao chegar em casa, lave bem estes objetos

Tratamento do herpes labial:

Apesar de não ter vacina ou cura, seu tratamento visa diminuir os sinais e sintomas e é realizado com pomadas e comprimidos antivirais para herpes.

Doenças causadas pelo menos vírus:

Ceratoconjuntivite herpética: acomete a conjuntiva e a córnea. Pode levar a cegueira.

Herpes Simples Neonatal: ocorre quando a mamãe apresenta herpes genital e contamina o bebê no canal do parto (parto normal). É um quadro grave e pode ser fatal.

Panarício Herpético: atinge os dedos das mãos e pés.

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Tabela do Fator RH dos pais e possível fator RH dos filhos

Para facilitar o entendimento e consulta dos pais, confira esta tabela do Fator RH dos pais e possível fator RH dos filhos.

4 comentários

  1. darren kents

    TESTEMUNHO DE COMO EU FUI CURADO DO VÍRUS HERPES SIMPLEX
    Isso é real, leve-o a sério, quem acreditará que a erva pode curar o herpes, eu nunca acredito que isso funcione, eu gastei uma grande quantidade de droga do hospital para ficar saudável, chegou ao ponto em que eu esperava que fosse a morte por vir porque eu estava quebrada, um dia eu ouvi sobre esse grande homem chamado DR. SANI, que conhece bem a cura do Herpes, do HIV e do câncer, decidi entrar em contato com ele, não acreditava nele, queria tentar, ele respondeu meu correio e ele precisava de alguma informação sobre mim, então eu os enviei para ele, ele preparou uma medicina herbal (CURE) e enviou-a através do Serviço de Correio para entrega, ele entregou meus detalhes para o Correio, eles me disseram que 3-5 dias eu recebi o pacote e depois de recebê-lo, tomei o medicamento como prescrito por ele, depois de terminar o remédio, ele me disse para ir ao hospital para um check-up, e fui, surpreendentemente após o teste, o médico me confirmou o vírus do herpes negativo, pensei que era uma piada, fui para outro hospital e também foi negativo, obrigado por salvar minha vida, prometo que sempre compartilharei seus bons trabalhos. Se você é um paciente com vírus herpes simplex, entre em contato com ele e estou certo de que você também será curado contatando-o através de
    E-mail: perfectherbalcure@gmail.com OU
    Whatsapp: +2348118184266

  2. darren kents

    TESTEMUNHO DE COMO EU FUI CURADO DO VÍRUS HERPES SIMPLEX
    Isso é real, leve-o a sério, quem acreditará que a erva pode curar o herpes, eu nunca acredito que isso funcione, eu gastei muito a droga do hospital para me manter saudável, chegou ao ponto em que tudo o que eu esperava era A morte por vir porque eu não estava tendo mais dinheiro, um dia eu ouvi sobre esse grande homem chamado DR. SANI, que sabe curar Herpes, HIV e câncer, decidi entrar em contato com ele, não acreditava nele, queria fazer uma tentativa, respondeu meu correio e precisava de alguma informação sobre mim, então enviei-os para ele, ele preparou uma medicina herbal (CURE) e enviou-a através do DHL deilery Service, ele entregou meus detalhes para a DHL, eles me disseram que 3-5 dias eu recebo o pacote e depois de recebê-lo, tomei o medicamento conforme prescrito por ele, depois de terminar o remédio, ele me disse para ir ao hospital para um check-up, e fui, surpreendentemente após o teste, o médico me confirmou o vírus do herpes Negativo, pensei que era uma piada, fui a outro hospital e também foi negativo, obrigado por salvar minha vida, prometo que sempre compartilharei seus bons trabalhos. Se você é um paciente com vírus herpes simplex, entre em contato com ele e estou certo de que você também será curado.
    E-mail: perfectherbalcure@gmail.com OU
    Whatsapp: +2348118184266

  3. jessica talita

    Eu tenho herpes quando passo por um stresse ou uma emoçao muito grande e sempre uso a pamada aciclovir herpes tem cura??

    • Boa tarde Jéssica,

      Infelizmente não existe cura, pois o vírus fica alojado no gânglio do nervo trigêmeo (quinto par de nervos cranianos) de forma latente, ou seja, sem causar os sintomas, mas pode se replicar quando o organismo está fragilizado.
      O que podemos fazer é utilizar pomadas e remédios como o aciclovir, que ajudam nos sintomas.

      Beijos,

      Dra. Taila Billa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *