Ícone do site Almanaque dos Pais

Histerossalpingografia

O que é Histerossalpingografia?

Histerossalpingografia, ou Histerosalpingografia, é um exame Raio X da cavidade uterina. Para sua realização, antes do exame a paciente recebe uma injeção de contraste. Este exame é útil para avaliar o estado do colo, do útero e das tubas, diagnosticar aderências e obstruções e mostrar malformações, como o útero bicorno (que possui duas cavidades).

Infertilidade por fator tubário

As trompas são uma parte importante do sistema reprodutor feminino, pois funcionam como uma rede de pescar recolhendo o óvulo liberado durante a ovulação e transportando os espermatozoides até o óvulo e depois, conduzindo o óvulo já fertilizado ao útero. Danos parciais nas trompas, como aderências e obstruções afetam este sistema e como consequência, também as chances de gravidez.

O exame histerosalpingografia é frequentemente solicitado para diagnosticar a esterilidade ou infertilidade feminina. Estima-se que aproximadamente 25% dos casos de esterilidade da mulher têm origem em fatores tubários.

Problemas tubários podem ser produzidos devido a:

– Doença inflamatória Pélvica, EIP. Os micróbios que estão implicados na EIP com mais frequência são Gonorreia e Clamídia.

– Cirurgia pélvica anterior que teve como consequência fenômenos de aderências ao nível tubário

– Endometriose

– Fatores tubários também estão relacionados com a gravidez ectópica, que ocorre quando o embrião não alcança a cavidade uterina por alterações no diâmetro e na parte interna da trompa, impedindo que o embrião chegue adequadamente ao seu destino, que é o útero.

Histerosalpingografia e a gravidez

Apesar da histerosalpingografia ser um exame frequentemente utilizado para diagnosticar causas da infertilidade, em ocasiões ajuda a facilitar a gravidez porque o líquido de contraste utilizado durante o exame pode chegar a limpar certas obstruções leves nas trompas facilitando a fecundação. Caso a paciente engravide após a realização do exame, não existe nenhum inconveniente.

A histerossalpingografia doi?

A histerossalpingografia não necessariamente doi, mas pode gerar certo desconforto. Os exames ginecológicos costumam provocar alguma tensão e dificilmente uma mulher sente-se cômoda na posição de examinada.

Sair da versão mobile