Home / Colunistas / Dra. Silvana Chedid / Histerossalpingografia

Histerossalpingografia

O que é Histerossalpingografia?

Histerossalpingografia, ou Histerosalpingografia, é um exame Raio X da cavidade uterina. Para sua realização, antes do exame a paciente recebe uma injeção de contraste. Este exame é útil para avaliar o estado do colo, do útero e das tubas, diagnosticar aderências e obstruções e mostrar malformações, como o útero bicorno (que possui duas cavidades).

histerossalpingografia

Infertilidade por fator tubário

As trompas são uma parte importante do sistema reprodutor feminino, pois funcionam como uma rede de pescar recolhendo o óvulo liberado durante a ovulação e transportando os espermatozoides até o óvulo e depois, conduzindo o óvulo já fertilizado ao útero. Danos parciais nas trompas, como aderências e obstruções afetam este sistema e como consequência, também as chances de gravidez.

O exame histerosalpingografia é frequentemente solicitado para diagnosticar a esterilidade ou infertilidade feminina. Estima-se que aproximadamente 25% dos casos de esterilidade da mulher têm origem em fatores tubários.

Problemas tubários podem ser produzidos devido a:

– Doença inflamatória Pélvica, EIP. Os micróbios que estão implicados na EIP com mais frequência são Gonorreia e Clamídia.

– Cirurgia pélvica anterior que teve como consequência fenômenos de aderências ao nível tubário

– Endometriose

– Fatores tubários também estão relacionados com a gravidez ectópica, que ocorre quando o embrião não alcança a cavidade uterina por alterações no diâmetro e na parte interna da trompa, impedindo que o embrião chegue adequadamente ao seu destino, que é o útero.

Histerosalpingografia e a gravidez

Apesar da histerosalpingografia ser um exame frequentemente utilizado para diagnosticar causas da infertilidade, em ocasiões ajuda a facilitar a gravidez porque o líquido de contraste utilizado durante o exame pode chegar a limpar certas obstruções leves nas trompas facilitando a fecundação. Caso a paciente engravide após a realização do exame, não existe nenhum inconveniente.

A histerossalpingografia doi?

A histerossalpingografia não necessariamente doi, mas pode gerar certo desconforto. Os exames ginecológicos costumam provocar alguma tensão e dificilmente uma mulher sente-se cômoda na posição de examinada.

Sobre Dra. Silvana Chedid

Dra. Silvana Chedid
Dra. Silvana Chedid (CRM 57672) é especialista em Reprodução Humana pelo Center for Reproductive Medicine da Universidade de Bruxelas (Bélgica). Por 15 anos dirigiu o CEPERH (Centro de Endoscopia Pélvica e Reprodução Humana do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo) e por 10 anos sua clínica própria, que foi incorporada ao grupo espanhol de medicina reprodutiva IVI em 2012. www.ivi.net.br

Veja também

muco hostil

Muco cervical hostil, ou muco hostil. O que é, como identificar e o que fazer

O muco cervical hostil, ou simplesmente muco hostil, é considerado por alguns especialistas em fertilidade …

4 comentários

  1. mislene lopes felix

    Gostaria de fazer o histsterossalpingografia nao sei como foi feito minha laquiadura preciso do pedido da medica ou nao?Gostaria de saber tb o valor desse exame por favor

    • Dra. Silvana Chedid

      Bom dia Mislene,

      É preciso sim um pedido médico para realizar o exame. É importante o médico não apenas para fazer o pedido, mas também para analisar os resultados.
      Sobre preços, não sei informar, pois no IVI não realizamos este exame internamente. Quando solicito, a paciente realiza em outros locais. Caso tenha convênio peça indicação deles dos locais que tenha cobertura.

  2. Dra. Silvana Chedid

    Boa tarde Carla,

    É difícil responder sua pergunta, pois a decisão de tirar o pólipo deve ser tomada com base nos exames. Dependendo como está, a retirada pode facilitar a gravidez. Como no seu caso teve duas opiniões diferentes, sugiro consultar uma terceira tendo em mãos todos os exames realizados.

    Obrigada por escrever e boa sorte!

  3. Boa noite!
    Fiz uma vídeo histeroscopia por infertilidade segundaria , graças a deus não deu nada demais , tenho um pólipo mucoso q ta próximo a trompa esquerda , e o médico falou que o colo do útero estava fechado e por isso não engravidava !? Como fechado se eu menstruo normalmente. ?
    Enfim..minha médica falou q ele viajou e que preciso tirar o pólipo apesar de ser muuuuito pequeno
    Será q posso engravidar? Ou qd eu retirar o pólipo tenho mais chances !?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.