Ícone do site Almanaque dos Pais

Não Consigo Engravidar: o que faço?

Não Consigo Engravidar: o que faço?

A maioria das mulheres tem o desejo de ser mãe, e quando esse desejo surge a mulher inicia as tentativas de engravidar, e em alguns casos a mulher começa a ter dificuldade, e se pergunta: não consigo engravidar, o que faço?

Foto: Reprodução www.huffingtonpost.com

A primeira dica é manter relação sexual periódica, tendo em vista que assim será mantida uma quantidade de espermatozoide quase que diariamente no útero, porque o espermatozoide sobrevive dentro do útero entre 48 e 72 horas após a ejaculação. Com isso, a periodicidade recomendada de relação sexual para um casal que deseja engravidar é em média 03 vezes por semana, mas lógico que não se trata de uma regra, entretanto, essa periodicidade aumentam as chances de gravidez durante o ciclo comum. Alguns médicos ainda recomendam relação sexual em dias alternados (dia sim, e dia não) durante o período de ovulação.

Além disso, a mulher deve verificar se possui um ciclo menstrual regular, ou seja, se há uma regularidade entre as menstruações. Por exemplo, a mulher que menstrua a cada 28 ou 30 dias tem um ciclo regular, isso não quer dizer que uma menstruarão a cada 35 dias seja um problema. Na verdade, o mais importante é que a menstruação aconteça com frequência, sendo que não se pode por exemplo ter ciclo a cada 60 ou 90 dias. Caso a menstruação seja irregular é recomendado buscar um médico para averiguar as causas.

Outra dica importante é entender o tempo de espera razoável para engravidar antes de buscar um médico especialista em reprodução humana ou um ginecologista. Os médicos recomendam que as mulheres mantenham as tentativas por um ano para mulheres de até 35 anos e cerca 06 meses para mulher acima de 35 anos. Lógico, que a mulher pode buscar ajuda profissional antes, mas não é o recomendado, tendo em vista que muitas mulheres podem engravidar neste período.

Se decorrer esse período sem engravidar, a mulher “tentante” deve buscar um médico ginecologista e/ou um especialista em reprodução humana para realizar alguns exames para verificar o funcionamento adequado dos hormônios, verificar se a mulher está ovulando regularmente e até recomendar um espermograma para o marido. Ok, sabemos que “espermograma” é um assunto super delicado e que muitos homens não querem fazer, principalmente pela cultura machista, e também porque o desejo da gravidez pode ser mais da mulher, mas temos que abordar que a ausência da gravidez pode ser um fator masculino.

Após a realização os exames iniciais sugeridos pelo seu médico, será avaliado as possibilidades pelo seu médico de indicar o indutor de ovulação, coito programado e/ou algumas vitaminas, e ou a realização de novos exames. Lembramos que após 03 (três) tentativas de coito programado sem sucesso, o médico poderá recomendar a inseminação artificial, e depois a Fertilização In Vitro.

Em breve, falaremos sobre cada tratamento especificamente, sobre alguns exames específicos.

Você também vai gostar de ler:

Gravidez um sonho | Depoimento de uma tentante
Dicas para engravidar
Infertilidade secundária, a dificuldade de engravidar novamente
Melhores posições sexuais para engravidar

Sair da versão mobile