Home / Colunistas / Gravidez um sonho / Não Consigo Engravidar: o que faço?

Não Consigo Engravidar: o que faço?

Não Consigo Engravidar: o que faço?

A maioria das mulheres tem o desejo de ser mãe, e quando esse desejo surge a mulher inicia as tentativas de engravidar, e em alguns casos a mulher começa a ter dificuldade, e se pergunta: não consigo engravidar, o que faço?

não consigo engravidar

Foto: Reprodução www.huffingtonpost.com

A primeira dica é manter relação sexual periódica, tendo em vista que assim será mantida uma quantidade de espermatozoide quase que diariamente no útero, porque o espermatozoide sobrevive dentro do útero entre 48 e 72 horas após a ejaculação. Com isso, a periodicidade recomendada de relação sexual para um casal que deseja engravidar é em média 03 vezes por semana, mas lógico que não se trata de uma regra, entretanto, essa periodicidade aumentam as chances de gravidez durante o ciclo comum. Alguns médicos ainda recomendam relação sexual em dias alternados (dia sim, e dia não) durante o período de ovulação.

Além disso, a mulher deve verificar se possui um ciclo menstrual regular, ou seja, se há uma regularidade entre as menstruações. Por exemplo, a mulher que menstrua a cada 28 ou 30 dias tem um ciclo regular, isso não quer dizer que uma menstruarão a cada 35 dias seja um problema. Na verdade, o mais importante é que a menstruação aconteça com frequência, sendo que não se pode por exemplo ter ciclo a cada 60 ou 90 dias. Caso a menstruação seja irregular é recomendado buscar um médico para averiguar as causas.

Outra dica importante é entender o tempo de espera razoável para engravidar antes de buscar um médico especialista em reprodução humana ou um ginecologista. Os médicos recomendam que as mulheres mantenham as tentativas por um ano para mulheres de até 35 anos e cerca 06 meses para mulher acima de 35 anos. Lógico, que a mulher pode buscar ajuda profissional antes, mas não é o recomendado, tendo em vista que muitas mulheres podem engravidar neste período.

Se decorrer esse período sem engravidar, a mulher “tentante” deve buscar um médico ginecologista e/ou um especialista em reprodução humana para realizar alguns exames para verificar o funcionamento adequado dos hormônios, verificar se a mulher está ovulando regularmente e até recomendar um espermograma para o marido. Ok, sabemos que “espermograma” é um assunto super delicado e que muitos homens não querem fazer, principalmente pela cultura machista, e também porque o desejo da gravidez pode ser mais da mulher, mas temos que abordar que a ausência da gravidez pode ser um fator masculino.

Após a realização os exames iniciais sugeridos pelo seu médico, será avaliado as possibilidades pelo seu médico de indicar o indutor de ovulação, coito programado e/ou algumas vitaminas, e ou a realização de novos exames. Lembramos que após 03 (três) tentativas de coito programado sem sucesso, o médico poderá recomendar a inseminação artificial, e depois a Fertilização In Vitro.

Em breve, falaremos sobre cada tratamento especificamente, sobre alguns exames específicos.

Você também vai gostar de ler:

Gravidez um sonho | Depoimento de uma tentante
Dicas para engravidar
Infertilidade secundária, a dificuldade de engravidar novamente
Melhores posições sexuais para engravidar

Sobre Gravidez Um Sonho

Tatiana, advogada, casada, tentante desde 2012, mãe de anjo, habilitada para adoção em 05/2016. Diagnosticada com aborto de repetição de causa imunológica e Insuficiência Istmo Cervical. Sonha em ter filhos tanto biológico como adotado.

Veja também

Desafio para Aumentar as Chances de Gravidez

IVI SALVADOR LANÇA DESAFIO PARA AUMENTAR AS CHANCES DE GRAVIDEZ Todas pessoas podem aumentar as …

9 comentários

  1. como engravidar

    Adoro seu conteúdo. Obrigado por compartilhar

  2. oi gente eu sou carla e ja sou tentante a um tempo sou mae de garoto lindo mais depois de cinco anos nao consigo mais engravidar de uns tempos pra ca fiz varias dicas que me deram e nada!! Nao sei mais oq fazer se auguem ai puder me ajudar com dicas eu vou agradesce mt obg…

  3. Tenho 28 anos e sonho em ser mãe desde quando casei. Tento engraçar desde os 21. Ja procurei ajuda e foi constatado que nao existe problemas com minha saúde corporal. Ja nao sei mais o que fazer para engravidar. O que sera que acontece comigo.?

    • Gravidezumsonho

      Danielle, você já foi em
      Médico especialista em reprodução humana? Seu marido já fez o espermograma? Talvez seja necessário fazer exames específicos de reprodução ou iniciar os tratamentos de reprodução.
      Boa sorte.

  4. Tenho feito relaçoes nos dias fertis sem proteçao mais nao engravido. Será que tenho problema de ovulaçao? por favor me responda é que ja nao sei o que fazer uma vez que quero muito engravidar. Tenho 31 anos e a 9 anos que venho tentando e nada. ja fiz varias consultas e analises e os resultados dao sempre normais.

    • Gravidezumsonho

      Telma, para saber se você desconfia que tem problema de ovulação você deveria conversar com o seu médico para acompanhar seu ciclo menstrual através do ultrassom, assim você poderá perceber se está ovulando normalmente.
      Converse com o seu médico.

  5. Boa tarde…Eu tenho uma dúvida muito grande e está dando um nó na minha cabeça, eu tenho cistos nos dos ovários, meus dois últimos ciclos foram de 67 e 66 dias….Minha Ginecologista me passou mes passado o remedio Provera pra minha menstruação descer, e ela desceu e ela me receitou quando descesse tomar cicloprimogina e estou tomando….Minha Dúvida é….Por eu ter um ciclo desregulado assim eu posso esperar ovular esse mês  que estou cm a medicação ou ainda terei que espera um tempo até meus hormônios regularem????

    • O ciclo desregulado pode demonstrar uma falta de ovulação ou uma ovulação, mas não necessariamente lhe impede de ovular. A medicação é para lhe ajudar a regular o ciclo, e consequentemente regular sua ovulação.
      Converse com sua médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.