Ícone do site Almanaque dos Pais

O que é ovulação e período fértil?

Para entender melhor o que é ovulação e período fértil vamos entender um pouco mais alguns fatores e a anatomia feminina:

O que é a ovulação e período fértil?

Ovulação

A mulher nasce com todos seus óvulos formados dentro do ovário, porém eles precisam amadurecer para serem fecundados. Quando o óvulo amadurece ele caminha pela trompa de Falópio que é onde acontece a fecundação.

Para entender melhor a anatomia do órgão reprodutor da mulher e o caminho percorrido pelo óvulo, observe a imagem abaixo.

Havendo ou não a fecundação o óvulo caminhará em direção ao útero. Esse caminho pode levar entre 5 a 12 dias para ser concluído. Quando o óvulo foi fecundado ele será implantado na parede do útero, chamada de endométrio. Esse processo de implantação é conhecido como nidação.

Se o óvulo não foi fecundado ele irá se degradar e ocorre a menstruação.

Após a ovulação, em quanto tempo pode acontecer a fecundação?

Assim que o óvulo fica maduro ele aguardará pela fecundação por 24 horas. Depois desse tempo o óvulo não pode mais ser fecundado.

Período fértil e ovulação são a mesma coisa?

É no período fértil da mulher que acontece a ovulação e é nesse período que a mulher tem chances de engravidar. Quando a mulher não ovula por qualquer razão ela também não terá período fértil. A diferença entre período fértil e ovulação é que o período fértil são os dias em que a mulher pode ter relação sexual e engravidar, e que dura cerca de 6 dias. Já a ovulação é somente o período de 24 horas em que o óvulo está pronto para ser fecundado.
Saiba o seu período fértil para os próximos 6 meses: Calculadora da ovulação e período fértil

Porque o período fértil é maior do que as 24 horas da ovulação?

O período fértil dura mais dias do que a ovulação porque é todo o período em que a mulher tem mais chances de engravidar. O espermatozoide pode sobreviver cerca de 5 dias dentro do corpo da mulher, ou seja, mesmo tendo relação sexual no dia de hoje a mulher pode ovular daqui a 5 dias e mesmo assim engravidar.

Porque as tabelas consideram a ovulação no meio do período e não no final?

Nem todas as mulheres ovulam no mesmo intervalo, então o período fértil considera por segurança alguns dias antes de ovular e também depois, assim havendo uma ovulação tardia a mulher continua com chances de engravidar.

 

Sair da versão mobile