Ícone do site Almanaque dos Pais

Obesidade infantil começa com os hábitos dos adultos

A Obesidade infantil começa com os hábitos dos adultos, que são os responsáveis não só por educar, mas também por alimentar os pequenos. Conheci a ação Desenhos da Verdade da Amil, que mostrou essa realidade e a importância dos pais na alimentação dos filhos.

Vou explicar como aconteceu a ação desenhos da verdade promovida pela AMIL, a minha experiência e te propor um desafio:

A ação Desenhos da Verdade – por Amil

Uma equipe da Amil acompanhados de uma nutricionista, em parceria com uma escola em São Paulo, reuniu sete crianças entre 6 e 8 anos de idade para desenharem seus alimentos preferidos. Não me surpreendeu que os desenhos de batata-frita, hambúrguer e pizza lideraram a lista de preferidos da criançada.

O segundo desafio proposto para a turminha foi o de desenhar um alimento saudável, como legumes e verduras. Para surpresa de todos, somente 1 criança conseguiu desenhar um legume, enquanto as outras seis crianças não conheciam os legumes e verduras citados.

Confiram o vídeo da Amil com a ação Desenhos da verdade abaixo:

A ação Desenhos da Verdade – em minha casa

Tenho 2 filhos, o Lucas de 4 anos e a Larissa que completará 3 anos em julho, como ambos amam desenhar, quando propus esse desafio eles adoraram!

Com papel e lápis de cor a postos, lá vamos nós!

O primeiro desafio era desenhar o alimento preferido. Resultado: Lucas desenhou batata palha e arroz, e Larissa desenhou banana. Para mim foi um misto de “eu já esperava” com “que orgulho”!

Alimento preferido – Lucas Alimento preferido – Larissa

O segundo desafio era desenhar uma cenoura. Resultado: O Lucas só queria desenhar com a cor preta e desenhou a cenoura crua, quando perguntei a cor da cenoura ele disse: -É laranja, mas não quero pintar agora. A Larissa, por sua vez, pegou a cor laranja e começou a desenhar a cenoura do seu jeito.

Desenho da cenoura – Lucas Desenho da cenoura – Larissa

Então propus que desenhassem a beterraba. Dessa vez eles travaram. O Lucas queria saber como era a beterraba antes de desenhar, e eles não se lembravam nem da cor dessa raiz. Quando mostrei uma beterraba e cortei ao meio o Lucas reconheceu a raiz como sendo aquele legume que ele não gosta, mas não nunca tinha visto uma beterraba como ela era “fora do prato”. A Larissa lembrou que é o legume que “deixa a boca de batom”, mas também somente quando viu a cor viva da beterraba. Para esta parte do desafio só o Lucas colaborou, a Larissa continuou desenhando a cenoura.

Desenho da beterraba – Lucas Larissa continuou desenhando cenoura

O resultado da ação Desenhos da Verdade em casa

Percebi que preciso mostrar os alimentos antes do preparo, explorar mais a fruteira e a gaveta de legumes e verduras da geladeira. Para que eles conheçam não só formas e cores, convidá-los para preparar saladas e alguns pratos comigo, o que também é um ótimo jeito para apresentar cheiros e texturas, além de que formas diferentes de preparar o mesmo alimento acabam por despertar a curiosidade em experimentar.

O Lucas, desde pequeno, tem muita resistência para experimentar qualquer tipo de alimento (incluindo doces, hambúrgueres e, claro, alimentos saudáveis), por ele viveria somente comendo arroz e batata palha. Vou trazê-lo mais para a cozinha e envolvê-lo nas escolhas por hábitos mais saudáveis em casa.

A Larissa tem se mostrado mais restritiva nesses últimos meses, excluindo algumas verduras e legumes de sua dieta, mas quando despertamos sua curiosidade ela acaba levando algumas colheradas à boca.

Desafio Desenhos da Verdade

Que tal realizar a ação Desenhos da Verdade também em sua casa, ou pedir para aplicarem na escola de seus filhos? Basta propor que a crianças desenhem seus alimentos preferidos e depois alimentos saudáveis. Os desenhos das crianças são uma ótima forma de refletir sobre os hábitos alimentares da família e se os pequenos realmente conhecem os legumes e verduras que devem fazer parte do cardápio oferecido no dia-a-dia.

Conte para nós como foi sua experiência com o desafio Desenhos da Verdade e como você acredita que pode promover hábitos mais saudáveis em sua casa e, assim, combater a obesidade infantil.

Conheça o Movimento Obesidade Infantil NÃO

Em 2014 a Amil lançou o movimento Obesidade Infantil NÃO para conscientizar os pais sobre os perigos da obesidade e a importância de uma boa alimentação e hábitos saudáveis para toda a família.

No site do movimento Obesidade Infantil NÃO você encontrará diversas dicas e informações de profissionais da saúde para promover hábitos mais saudáveis para bebês e conteúdo voltado para mamães, papais, escolas e área médica.

Acesse o site www.obesidadeinfantilnao.com.br, mais uma iniciativa da AMIL para o combate à Obesidade Infantil.

Sair da versão mobile