Ícone do site Almanaque dos Pais

Os primeiros dias de Aleitamento Materno

Nestes primeiros dias de Agosto as atenções de todo o mundo estão voltadas à Semana Mundial de Amamentação. O leite materno é o alimento completo para o bebê, com a quantidade certa de todos os nutrientes que ele precisa para seu crescimento e desenvolvimento.

Foto: Reprodução www.communitytable.parade.com

Por ser tão completo, a Organização Mundial de Saúde indica o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida, ou seja, não há necessidade de introdução de água, chás ou fórmulas.

Além de garantir o adequado crescimento do bebê, mamar no peito proporciona também uma verdadeira ginástica para a musculatura do rosto e da boca, garantindo assim a melhor estimulação ao desenvolvimento dos ossos da face e todas as estruturas que em alguns meses serão recrutadas para o desempenho e outras funções, tais como a mastigação da papa e o balbucio das primeiras palavras.

A partir do sexto mês de vida, o organismo da criança está preparado para novos alimentos e consistências, sendo indicada a introdução gradual das papas de frutas, mantendo o aleitamento ao peito.

Sabemos que são inúmeros os fatores que podem interferir no aleitamento materno. Para minimizar estas possíveis dificuldades, temos observado que quando as gestantes têm acesso à orientações e momentos de esclarecimento de dúvidas e medos por profissionais da saúde ainda durante o pré-natal ela tem mais confiança e paciência para enfrentar as possíveis dificuldades das primeiras mamadas. Assim, as consultas com seu médico e a participação em grupos de gestantes são oportunidades de ricas trocas de informações.

Nos primeiros dias após o nascimento o momento da mamada ainda é uma descoberta entre mãe e filho, então não hesite em buscar um ambiente calmo e silencioso para vocês, permitindo assim que você observe as reações do bebê ao peito, como ele está abocanhando o peito, se está engolindo o leite e se está se acalmando ou mantém-se inquieto durante toda a mamada. São observações importantes que permitirão que compreenda melhor este momento tão especial.

A Equipe do Almanaque dos Pais preparou outras dicas fáceis de serem observadas no dia a dia do bebê e que poderão ser importantes informações a serem transmitidas nas consultas médicas: 10 sinais de que o bebê está mamando o suficiente.

Lembre-se de se alimentar e hidratar! Mesmo com a mudança na rotina da família, a sua alimentação é fator essencial para a produção de leite.

O acompanhamento com o médico pediatra é muito importante tanto para a verificação do crescimento e ganho de peso do bebê, como também para você esclarecer as dúvidas que forem surgindo com o passar dos dias.

Os Bancos de Leite também são lugares que valem a visita. Com uma equipe composta por especialistas em amamentação, eles poderão auxiliá-la na superação de possíveis dificuldades na mamada, além de conhecer o sistema de doação de leite materno.

Com apoio, informação e paciência é possível garantir que o aleitamento materno, este momento de verdadeira troca de amor, se prolongue ao longo dos meses, fortalecendo os bebês tanto nutricional quanto afetivamente.

Um abraço,

Sair da versão mobile