Ícone do site Almanaque dos Pais

Palestra grátis sobre endometriose em Salvador

Março é o mês da conscientização sobre a endometriose, muitas mulheres já sabem o que é esta doença e o que representa na qualidade de vida de uma mulher, outras tomaram conhecimento com as campanhas realizadas faz pouco tempo na Marcha Mundial ou por aqui no Almanaque dos Pais.

Hoje respondo algumas dúvidas que frequentemente surgem no meu consultório e aproveito para convidar aquelas que estão em Salvador para participar da palestra gratuita que o IVI Salvador vai realizar dia 9 de abril. Veja a programação completa do evento.

 Data: 9 de abril

Horário: das 8h30 às 13h

Local: R. Altino Serbeto de Barros, 119 – Itaigara (Ed. Linus Pauling – térreo)

Inscrições: endometriose@ivi.es

Participantes terão acesso a consulta com especialista em reprodução humana do IVI Salvador com custos reduzidos.

O que é endometriose?

A palavra endometriose deriva de endométrio, que é o tecido que reveste o útero por dentro. Este tecido se descama a cada ciclo durante a menstruação. A endometriose ocorre quando o endométrio, que deveria estar somente no útero, se espalha por outras partes do corpo, que normalmente são os ovários, trompas de falópio, ligamentos que sustentam o útero e revestimento da cavidade pélvica ou abdominal.

Quem tem endometriose pode engravidar?

Sim, pois nem sempre a endometriose vai levar à infertilidade. No entanto, portadoras de endometriose têm um risco elevado de desenvolver infertilidade, o que acontece com cerca de 30 a 50% das pacientes. O diagnóstico precoce da endometriose pode evitar enfrentar dificuldades futuras para conseguir a gravidez, pois com o acompanhamento especializado, o médico estará acompanhando o desenvolvimento das lesões que podem afetar a fertilidade e orientar para que os planos de gravidez ocorram sem impedimentos.

O que é adenomiose?

Adenomiose é uma doença distinta da endometriose, mas que muitas vezes estão relacionadas. Esta patologia uterina se caracteriza pela presença de glândulas e tecido endometrial dentro do músculo que forma o útero (miométrio). A presença do tecido endometrial pode atingir somente uma determinada região (focal), ou espalhar-se pela parede uterina.

Posso engravidar se tenho um endometrioma no ovário?

É possível engravidar. Quem possui endometrioma – também conhecido como cistos de chocolate – deve passar por uma avaliação sobre realizar uma cirurgia de retirada antes de dar início a um tratamento de reprodução humana. A decisão dependerá do tamanho dos cistos, da reserva ovariana da mulher e também da capacidade de resposta do ovário afetado. O tratamento indicado é a Fertilização in Vitro, caso outras técnicas não apresentem resultados positivos.

Engravidar melhora a endometriose?

Normalmente sim, a gestação é uma terapia excelente para a melhoria da endometriose.

Sair da versão mobile