Home / Colunistas / Dra. Genevieve Coelho / Palestra grátis sobre endometriose em Salvador

Palestra grátis sobre endometriose em Salvador

Março é o mês da conscientização sobre a endometriose, muitas mulheres já sabem o que é esta doença e o que representa na qualidade de vida de uma mulher, outras tomaram conhecimento com as campanhas realizadas faz pouco tempo na Marcha Mundial ou por aqui no Almanaque dos Pais.

Hoje respondo algumas dúvidas que frequentemente surgem no meu consultório e aproveito para convidar aquelas que estão em Salvador para participar da palestra gratuita que o IVI Salvador vai realizar dia 9 de abril. Veja a programação completa do evento.

Convite-Endometriose-FB

 Data: 9 de abril

Horário: das 8h30 às 13h

Local: R. Altino Serbeto de Barros, 119 – Itaigara (Ed. Linus Pauling – térreo)

Inscrições: endometriose@ivi.es

Participantes terão acesso a consulta com especialista em reprodução humana do IVI Salvador com custos reduzidos.

O que é endometriose?

A palavra endometriose deriva de endométrio, que é o tecido que reveste o útero por dentro. Este tecido se descama a cada ciclo durante a menstruação. A endometriose ocorre quando o endométrio, que deveria estar somente no útero, se espalha por outras partes do corpo, que normalmente são os ovários, trompas de falópio, ligamentos que sustentam o útero e revestimento da cavidade pélvica ou abdominal.

Quem tem endometriose pode engravidar?

Sim, pois nem sempre a endometriose vai levar à infertilidade. No entanto, portadoras de endometriose têm um risco elevado de desenvolver infertilidade, o que acontece com cerca de 30 a 50% das pacientes. O diagnóstico precoce da endometriose pode evitar enfrentar dificuldades futuras para conseguir a gravidez, pois com o acompanhamento especializado, o médico estará acompanhando o desenvolvimento das lesões que podem afetar a fertilidade e orientar para que os planos de gravidez ocorram sem impedimentos.

O que é adenomiose?

Adenomiose é uma doença distinta da endometriose, mas que muitas vezes estão relacionadas. Esta patologia uterina se caracteriza pela presença de glândulas e tecido endometrial dentro do músculo que forma o útero (miométrio). A presença do tecido endometrial pode atingir somente uma determinada região (focal), ou espalhar-se pela parede uterina.

Posso engravidar se tenho um endometrioma no ovário?

É possível engravidar. Quem possui endometrioma – também conhecido como cistos de chocolate – deve passar por uma avaliação sobre realizar uma cirurgia de retirada antes de dar início a um tratamento de reprodução humana. A decisão dependerá do tamanho dos cistos, da reserva ovariana da mulher e também da capacidade de resposta do ovário afetado. O tratamento indicado é a Fertilização in Vitro, caso outras técnicas não apresentem resultados positivos.

Engravidar melhora a endometriose?

Normalmente sim, a gestação é uma terapia excelente para a melhoria da endometriose.

Sobre Dra. Genevieve Coelho

Dra. Genevieve Coelho
Dra. Genevieve Coelho é ginecologista especialista em reprodução humana pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI), na Espanha, e especialista em vídeo cirurgia pelo Instituto São Rafael em Milão, Itália. Dirige o IVI Salvador desde sua fundação em 2009. www.ivi.net.br (71) 3014 9999

Veja também

11 Verdades e mitos sobre a fertilidade

Hoje vou falar sobre 11 verdades e mitos sobre a fertilidade Ao procurar informação sobre …

3 comentários

  1. Gostaria de saber sobre hormônios e reposição hormonal, se for possível

    • Dra. Genevieve Coelho

      Olá Cláudia,

      Quando a mulher atinge a menopausa ela precisa fazer um acompanhamento personalizado com relação à necessidade ou não de reposição hormonal, pois não existe uma regra geral para ser aplicada a todas as mulheres nesse sentido. Agende uma consulta com um ginecologista para obter sua avaliação personalizada e não tome nada sem uma recomendação médica.

      espero ter podido ajudar um pouco…

  2. Queria saber sobre hormônios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.