Ícone do site Almanaque dos Pais

Período fértil e ovulação

Na hora de planejar a gravidez é importante identificar o período fértil. Existem várias alternativas para saber quando se está ovulando. Uma das formas mais efetivas para saber o momento de maior fertilidade é ter conhecimento do próprio ciclo menstrual.

A melhor técnica para saber quando se está ovulando é saber a duração completa do ciclo menstrual (número de dias entre o primeiro dia de duas menstruações consecutivas) e diminuir 14 dias.  Por exemplo, se o ciclo dura 30 dias, o dia da ovulação seria aproximadamente o dia 16, se o ciclo é de 24 dias, a ovulação estaria em torno do dia 10 e assim sucessivamente. Lembrando que ter menstruado não necessariamente significa ter ovulado.

Ciclo menstrual

Durante o ciclo menstrual os óvulos se desenvolvem e se preparam para uma possível gravidez. O início deste ciclo é o primeiro dia da menstruação e o final é o dia anterior ao início da próxima menstruação. O ciclo pode variar com relação à quantidade de dias, mas sempre terá 3 fases. Considerando um ciclo de 28 dias, temos:

–       Fase folicular ou proliferativa: entre o primeiro e o décimo terceiro dia do ciclo ocorre o crescimento de um grande número de folículos, sendo que cada folículo contém um óvulo. No final apenas um deles será o “escolhido” para ser desenvolvido e liberado, enquanto o resto dos folículos vão minguar. Nesta fase acontece o engrossamento ou proliferação do endométrio, que é a capa interna do útero onde se instala o embrião, e por isto, deve estar preparada para oferecer as condições adequadas para a futura gravidez.

–       Ovulação, entre os dias 14 e 15 do ciclo o folículo rompe para a liberação do óvulo e amadurecimento. Se, quando maduro, o óvulo encontrar-se com o espermatozoide que vem pela trompa de Falópio, poderá acontecer a fecundação.

–       Fase lútea ou secretora, com uma duração de 14 dias, onde é produzido o hormônio progesterona, que provoca as mudanças no endométrio para que ele esteja receptivo ao embrião. A duração desta fase deve servir para calcular o possível momento da ovulação.

Risco de tomar medicamentos que estimulam a ovulação sem prescrição médica

Se você desconfia que não está ovulando, consulte um especialista e jamais tome medicamentos que estimulem a ovulação (como o Clomid) por conta própria, pois além de nem sempre serem eficazes, automedicar-se implica em  uma série de riscos importantes para sua saúde e saúde do futuro bebê:

1º É possível que a mulher não esteja ovulando por alguma patologia que deve ser diagnosticada e tratada de outra forma;

2º Estes medicamentos estão contraindicados em alguns tipos de enfermidades e circunstâncias, por isso é fundamental que tenham sido receitados pelo ginecologista;

3º Existe um risco de provocar ovulações múltiplas ao tomar o medicamento sem controle e consequentemente acabar provocando uma gravidez múltipla, algo que é um risco para os futuros bebês e também para a mãe.

Sair da versão mobile