Ícone do site Almanaque dos Pais

Praia com as crianças – Cuidados e dicas

No Brasil, as praias são o primeiro lugar para descansar em família. Portanto, é muito importante reforçar todos os cuidados necessários para as crianças, pois elas são mais sensíveis, frágeis e, embora o sol e calor façam bem à saúde, devemos ficar de olho quanto a dosagem. Para ajudar a lembrar o que deve ficar em destaque dentre o cuidados, confira as dicas e aproveite o verão sem maiores preocupações.

Cuidados antes de sair de casa

Alimentação

Sair de casa sem alimentar as crianças pode ser extremamente perigoso. Afinal, o sol, calor e muitas brincadeiras proporcionam cansaço e sem se alimentar bem, elas não terão a energia para aproveitar por muito tempo. A dica é oferecer comidas leves como frutas e sucos no café da manhã.

Aplicar protetor solar

O protetor solar é algo indispensável na praia, a pele sensível das crianças facilmente pode ter queimaduras do sol. Antes de sair de casa, aplique o protetor solar e fique tranquilo quanto a eficiência do produto, que precisa de no mínimo 30 minutos para boa fixação.

Repelente

Para prevenir picadas de insetos na praia, não esqueça do repelente. Ele deve ser aplicado antes do protetor solar para ter contato com a pele.

Cuidados na praia

Melhor horário

O melhor horário para levar as crianças para a praia é quando o sol ainda está baixo, evitando superexposição. Até às 10h da manhã e após às 16h da tarde, o sol está suficiente para divertir sem prejudicar a saúde.

Acessório de proteção

Para ficar ao sol, é importante usar bonés, chapéus ou roupas leves como as de algodão para evitar que o sol tenha contato direto com a pele, se o sol estiver muito forte, não esqueça do guarda-sol.

Reaplique de protetor solar

O protetor solar deve ser aplicado novamente no mínimo a cada 2h. Mas fique atento à pele da criança, se houver muita transpiração, aplique novamente, pois o produto tende a sair facilmente com o suor.

A areia da praia

Com crianças até quatro anos, redobre a atenção com a areia, pois elas tendem a ingerí-la na primeira oportunidade, causando diarreias e outras doenças. Sabemos que brincar e rolar na areia é muito legal e importante para os pequenos, mas tenha sempre água doce por perto para eliminar o excesso, pois a areia da praia pode conter dejetos de animais e outras sujeiras que causam sérias alergias.

Segurança

Assim que chegar à praia, vá até o posto de salva vidas e adquira a pulseirinha de identificação, para que o nome da criança, dos pais e o telefone para contato fiquem sempre com ela, caso se perca. Nunca deixe-as sozinhas, acompanhe na hora da brincar no mar, comprar um sorvete ou até mesmo no guarda-sol do “vizinho”.

Hidratação

Ofereça água de meia em meia hora para manter as crianças sempre hidratadas. O sol tende a diminuir a quantidade de água no corpo, por isso é importante ingerir mais do que o comum. Evite refrigerantes, ofereça sempre água mineral, sucos de fruta e água de coco.

Cuidados no Mar

Boias

Alguns pediatras e salva vidas afirmam que o melhor modelo de boia é o de braço. Mas evite levá-las para muito longe do alcance do chão, o mar é imprevisível. Mesmo que a criança saiba nadar, é importante reforçar a proteção.

Piscinas de plástico

Para bebês e crianças ainda muito pequenas, leve uma piscininha de plástico para evitar que ela tenha muito contato com a areia ou com água salgada.

A lista é grande, mas nada complicado de fazer, seguindo direitinho os cuidados, o verão pode ser muito mais proveitoso para toda família.

Fonte: Oficial Brand

Fonte imagens: corbisimages

Sair da versão mobile