Home / Colunistas / Daniela Molinari / Praia com as crianças – Cuidados e dicas

Praia com as crianças – Cuidados e dicas

No Brasil, as praias são o primeiro lugar para descansar em família. Portanto, é muito importante reforçar todos os cuidados necessários para as crianças, pois elas são mais sensíveis, frágeis e, embora o sol e calor façam bem à saúde, devemos ficar de olho quanto a dosagem. Para ajudar a lembrar o que deve ficar em destaque dentre o cuidados, confira as dicas e aproveite o verão sem maiores preocupações.

praia-criancas

Cuidados antes de sair de casa

Alimentação

Sair de casa sem alimentar as crianças pode ser extremamente perigoso. Afinal, o sol, calor e muitas brincadeiras proporcionam cansaço e sem se alimentar bem, elas não terão a energia para aproveitar por muito tempo. A dica é oferecer comidas leves como frutas e sucos no café da manhã.

praia-criancas-alimentacao

Aplicar protetor solar

O protetor solar é algo indispensável na praia, a pele sensível das crianças facilmente pode ter queimaduras do sol. Antes de sair de casa, aplique o protetor solar e fique tranquilo quanto a eficiência do produto, que precisa de no mínimo 30 minutos para boa fixação.

praia-criancas-protetor-solar

Repelente

Para prevenir picadas de insetos na praia, não esqueça do repelente. Ele deve ser aplicado antes do protetor solar para ter contato com a pele.

Cuidados na praia

Melhor horário

O melhor horário para levar as crianças para a praia é quando o sol ainda está baixo, evitando superexposição. Até às 10h da manhã e após às 16h da tarde, o sol está suficiente para divertir sem prejudicar a saúde.

Acessório de proteção

Para ficar ao sol, é importante usar bonés, chapéus ou roupas leves como as de algodão para evitar que o sol tenha contato direto com a pele, se o sol estiver muito forte, não esqueça do guarda-sol.

Reaplique de protetor solar

O protetor solar deve ser aplicado novamente no mínimo a cada 2h. Mas fique atento à pele da criança, se houver muita transpiração, aplique novamente, pois o produto tende a sair facilmente com o suor.

A areia da praia

Com crianças até quatro anos, redobre a atenção com a areia, pois elas tendem a ingerí-la na primeira oportunidade, causando diarreias e outras doenças. Sabemos que brincar e rolar na areia é muito legal e importante para os pequenos, mas tenha sempre água doce por perto para eliminar o excesso, pois a areia da praia pode conter dejetos de animais e outras sujeiras que causam sérias alergias.

praia-criancas-cuidados

Segurança

Assim que chegar à praia, vá até o posto de salva vidas e adquira a pulseirinha de identificação, para que o nome da criança, dos pais e o telefone para contato fiquem sempre com ela, caso se perca. Nunca deixe-as sozinhas, acompanhe na hora da brincar no mar, comprar um sorvete ou até mesmo no guarda-sol do “vizinho”.

Hidratação

Ofereça água de meia em meia hora para manter as crianças sempre hidratadas. O sol tende a diminuir a quantidade de água no corpo, por isso é importante ingerir mais do que o comum. Evite refrigerantes, ofereça sempre água mineral, sucos de fruta e água de coco.

praia-criancas-hidratacao

Cuidados no Mar

Boias

Alguns pediatras e salva vidas afirmam que o melhor modelo de boia é o de braço. Mas evite levá-las para muito longe do alcance do chão, o mar é imprevisível. Mesmo que a criança saiba nadar, é importante reforçar a proteção.

praia-criancas-boias

Piscinas de plástico

Para bebês e crianças ainda muito pequenas, leve uma piscininha de plástico para evitar que ela tenha muito contato com a areia ou com água salgada.

A lista é grande, mas nada complicado de fazer, seguindo direitinho os cuidados, o verão pode ser muito mais proveitoso para toda família.

Fonte: Oficial Brand

Fonte imagens: corbisimages

Sobre Daniela Molinari

Daniela Molinari
Daniela Molinari trabalha na empresa FastCom como representante de Popularidade da marca Oficial Brand. Está sempre antenada nas tendências de moda infantil, e tem sempre uma dica especial para brincadeiras, passeios, comportamento e cuidados das crianças.

Veja também

Tabela do Sono do Bebê e Criança – 0 a 12 anos

Conheça a Tabela do Sono do Bebê e Crianças, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.