Ícone do site Almanaque dos Pais

Quando começo a sentir o bebê mexer na barriga?

Sentir o bebê mexer na barriga é um dos momentos mais esperados pelas futuras mamães e, acredite, é realmente emocionante! E uma das perguntas que as gestantes mais realizam em nossos comentários do Gravidez Semana a Semana é:

Quando começo a sentir o bebê mexer na barriga?

Não existe “o” dia certo para todas as gestantes sentirem o bebê mexendo dentro da barriga, mas existe um período mais comum, que é entre a 18ª e a 20ª semana de gravidez.

Os bebês já se movimentam desde a 7ª semana de gravidez, mas como há muito espaço para “nadar” e o pequeno ainda não tem força e tamanho suficientes para movimentar a parede do útero, não é possível sentir toda essa movimentação.

 

Para as mamães de primeira viagem pode levar um pouco mais de tempo para identificar os chutinhos e socos dos bebês, já que o movimento ainda é desconhecido e muitas vezes confundido com gases. Se não for sua primeira gestação e você já sabe identificar os movimentos, provavelmente perceberá seu bebê se mexendo bem próximo da 18ª semana.

Como identificar o movimento do bebê na barriga?

Os primeiros movimentos do bebê são sentidos como asas de borboletas esbarrando dentro da barriga, são movimentos bem leves, quase como cócegas feitas gentilmente por uma pluma.

Ainda não sinto meu bebê mexer na barriga, o que fazer?

Mulheres mais ativas, acima do peso ideal, ou com bacias mais largas, geralmente levam um pouco mais de tempo para descobrir os chutes dos bebês. No caso das mulheres agitadas, geralmente elas não reparam que há um discreto movimento em sua barriga.

Se você já está próximas das 20 semanas de gravidez e ainda não sentiu seu bebê se movimentando, temos algumas dicas para você:

 

Se mesmo com nossas dicas você não sentir o bebê, nada de frustração, combinado? Aguarde mais alguns dias e siga novamente os passos, em breve os movimentos mais sutis serão sentidos pela mamãe e em mais algumas semanas o papai também sentirá os movimentos colocando suas mãos em cima da barriga. Nas últimas semanas já é possível ver os movimentos, já que toda a barriga da mamãe começa a se movimentar.

Sair da versão mobile