Home / Gestação e parto / O que você precisa saber / Quando começo a sentir o bebê mexer na barriga?

Quando começo a sentir o bebê mexer na barriga?

Sentir o bebê mexer na barriga é um dos momentos mais esperados pelas futuras mamães e, acredite, é realmente emocionante! E uma das perguntas que as gestantes mais realizam em nossos comentários do Gravidez Semana a Semana é:

Quando começo a sentir o bebê mexer na barriga?

Não existe “o” dia certo para todas as gestantes sentirem o bebê mexendo dentro da barriga, mas existe um período mais comum, que é entre a 18ª e a 20ª semana de gravidez.

Os bebês já se movimentam desde a 7ª semana de gravidez, mas como há muito espaço para “nadar” e o pequeno ainda não tem força e tamanho suficientes para movimentar a parede do útero, não é possível sentir toda essa movimentação.

gravida03-600x400

 

Para as mamães de primeira viagem pode levar um pouco mais de tempo para identificar os chutinhos e socos dos bebês, já que o movimento ainda é desconhecido e muitas vezes confundido com gases. Se não for sua primeira gestação e você já sabe identificar os movimentos, provavelmente perceberá seu bebê se mexendo bem próximo da 18ª semana.

Como identificar o movimento do bebê na barriga?

Os primeiros movimentos do bebê são sentidos como asas de borboletas esbarrando dentro da barriga, são movimentos bem leves, quase como cócegas feitas gentilmente por uma pluma.

Ainda não sinto meu bebê mexer na barriga, o que fazer?

Mulheres mais ativas, acima do peso ideal, ou com bacias mais largas, geralmente levam um pouco mais de tempo para descobrir os chutes dos bebês. No caso das mulheres agitadas, geralmente elas não reparam que há um discreto movimento em sua barriga.

Se você já está próximas das 20 semanas de gravidez e ainda não sentiu seu bebê se movimentando, temos algumas dicas para você:

  • Coma um chocolate ou outro alimento doce (se não houver restrição alimentar);
  • Deite-se com a barriga para cima e fique bem quietinha, foque sua atenção na barriga;
  • Como não é visível e o movimento ainda é muito leve, não adianta colocar a mão, apenas sentir um leve bater de asas de borboletas dentro da barriga.

 

Se mesmo com nossas dicas você não sentir o bebê, nada de frustração, combinado? Aguarde mais alguns dias e siga novamente os passos, em breve os movimentos mais sutis serão sentidos pela mamãe e em mais algumas semanas o papai também sentirá os movimentos colocando suas mãos em cima da barriga. Nas últimas semanas já é possível ver os movimentos, já que toda a barriga da mamãe começa a se movimentar.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Dor no pé da barriga na gravidez

A dor no pé da barriga na gravidez é causada principalmente pelo estiramento dos músculos da barriga, ligamentos mais relaxados, mudança postural e peso da barriga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.