Ícone do site Almanaque dos Pais

Quando trocar a escova de dente infantil?

Estudos mostraram que o uso regular da escova de dente faz com que as cerdas se desgastem, e a pressão exercida nos dentes modifica a posição das cerdas, fazendo com que elas se tornem muito menos eficientes na remoção do biofilme dos dentes e gengivas em comparação com as escovas novas. As cerdas se deformam e perdem a eficiência para limpar todos aqueles cantinhos ao redor dos dentes.

Além disso, é muito importante trocar de escova regularmente devido ao aumento da proliferação de bactérias após um determinado período.

Dados de pesquisa feita pelo CFO – Conselho Federal de Odontologia – indicam que o brasileiro consumiu uma média de duas escovas de dente em todo ano de 2013, ou seja, uma a cada seis meses. Esse comportamento é extremamente prejudicial à saúde, pois a escova que apresenta cerdas deformadas e, consequentemente, com maior acúmulo de bactérias, é menos eficaz na remoção de resíduos alimentares e biofilme dental, o que prejudica a saúde dos dentes e da gengiva.

O recomendado pela maioria dos cirurgiões-dentistas é mudar de escova a cada três meses ou quando as cerdas estiverem danificadas.

Dicas de quando trocar a escova de dente infantil:

 

Sempre recomendo a troca da escova do seu filho quando ela estiver com as cerdas abertas (mordida), meio escurecidas, quando a criança teve um resfriadinho, ou quando já se passaram os 3 meses de uso, mas este último caso é mais raro, pois com crianças, a durabilidade da escova é quase zero, algumas usam a escova para tudo, menos escovar os dentes; outras mordem a escova em vez de realmente escovar os dentes.

Se você prestar atenção a estes pequenos detalhes, irá ajudar a manter a boa saúde bucal de quem você mais ama.

Sair da versão mobile