Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / Quando trocar a escova de dente infantil?

Quando trocar a escova de dente infantil?

Estudos mostraram que o uso regular da escova de dente faz com que as cerdas se desgastem, e a pressão exercida nos dentes modifica a posição das cerdas, fazendo com que elas se tornem muito menos eficientes na remoção do biofilme dos dentes e gengivas em comparação com as escovas novas. As cerdas se deformam e perdem a eficiência para limpar todos aqueles cantinhos ao redor dos dentes.

Além disso, é muito importante trocar de escova regularmente devido ao aumento da proliferação de bactérias após um determinado período.

escova de dente (428x570)

Dados de pesquisa feita pelo CFO – Conselho Federal de Odontologia – indicam que o brasileiro consumiu uma média de duas escovas de dente em todo ano de 2013, ou seja, uma a cada seis meses. Esse comportamento é extremamente prejudicial à saúde, pois a escova que apresenta cerdas deformadas e, consequentemente, com maior acúmulo de bactérias, é menos eficaz na remoção de resíduos alimentares e biofilme dental, o que prejudica a saúde dos dentes e da gengiva.

O recomendado pela maioria dos cirurgiões-dentistas é mudar de escova a cada três meses ou quando as cerdas estiverem danificadas.

Dicas de quando trocar a escova de dente infantil:

  • Crianças ADORAM MASTIGAR AS CERDAS das escovas de dente, o que diminui a vida útil da peça.
  • Para avaliar se a escova dental continua em condições de uso, observe se as cerdas ainda estão alinhadas, se não sofreram alteração de posição devido à pressão exercida durante a escovação ou, no caso das crianças, com a mastigação das cerdas.
  • Observe se as cerdas estão com pigmentação escurecida (coloração diferente).
  • O tempo certo para a troca da escova de dente varia muito, desde 1 semana até 3 meses, sempre lembrando de não passar dos 3 meses.
  • Também é importante lembrar de trocar de escova após um resfriado, infecção na região bucal ou dor de garganta, pois os germes podem se alojar nas cerdas da escova e levar à reinfecção se você continuar utilizando essa escova.

 

Sempre recomendo a troca da escova do seu filho quando ela estiver com as cerdas abertas (mordida), meio escurecidas, quando a criança teve um resfriadinho, ou quando já se passaram os 3 meses de uso, mas este último caso é mais raro, pois com crianças, a durabilidade da escova é quase zero, algumas usam a escova para tudo, menos escovar os dentes; outras mordem a escova em vez de realmente escovar os dentes.

Se você prestar atenção a estes pequenos detalhes, irá ajudar a manter a boa saúde bucal de quem você mais ama.

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Amamentação: o que a Fonoaudiologia tem a ver com isso?

A maternidade, fase em que tudo passa a ter um novo sentido e com ela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.