Ícone do site Almanaque dos Pais

Reversão de Vasectomia e Ligadura de Trompas (ou Laqueadura)

A vasectomia e a ligadura de trompas (ou laqueadura) são procedimentos para evitar a gravidez realizados quando a decisão de não ter filhos é definitiva. No entanto existem casos onde a vida muda e o desejo de ter filhos também. Nesta situação a reversão muitas vezes é possível, mas nem sempre, por isto é preciso aprofundar nesta resposta.  Vamos analisar cada caso:
vasectomia e ligadura de trompas

Vasectomia:

Na maioria das vezes a cirurgia para reversão da vasectomia é possível. Recentemente um estudo realizado na Argentina pelo Programa Nacional de Salud Sexual y Salud Responsable, revelou que até 85% dos homens que revertem a vasectomia com o objetivo de ter filhos conseguem realizar este desejo. Mas existem casos onde, apesar da reversão realizada, não se restabelece a fertilidade dos canais. Isso acontece porque ao longo dos anos o vasectomizado começa a produzir anticorpos antiespermatozoides, principalmente depois de 10 anos de vasectomia.

Antes de reverter a vasectomia é preciso avaliar as chances de recuperação. Se a reversão da vasectomia for impossível ou se após a reversão o casal continua sem conseguir a gravidez, a opção é realizar uma microinjeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI). Uma técnica de reprodução humana utilizada durante a Fertilização in Vitro.

Os espermatozoides necessários para a técnica ICSI devem ser obtidos através de uma amostra de espermatozoides congelada antes da vasectomia, caso tenham realizado esta medida preventiva, ou através de espermatozoides adquiridos posteriormente por punção testicular.

Ligadura de trompas:

A reversão dependerá da porção da trompa em que a cirurgia foi feita e das técnicas utilizadas. Se a trompa foi cortada na sua porção ístmica (do meio), a reversão geralmente é possível. No entanto, se a cisão foi feita na porção terminal da trompa (fímbrias), a reversão em geral não é possível porque a trompa acaba ficando muito curta.

Caso não haja possibilidade de reversão, a opção para a mulher que fez laqueadura e quer engravidar novamente é a fertilização in vitro. (FIV)

Está claro que mesmo com grandes possibilidades de reversão, não é recomendável utilizar a vasectomia e a ligadura de trompas como métodos anticonceptivos temporários, pois estamos falando de métodos invasivos (pequenas cirurgias).

Como alternativa às cirurgias de reversão, as técnicas de reprodução humana assistida podem ter melhores taxas de êxito ou também ser uma opção mais viável se o tempo de recuperação da cirurgia possam comprometer as possibilidades de gravidez, por exemplo, dependendo da idade e reserva ovariana da mulher.  A melhor solução para cada caso deve ser avaliada individualmente, por isso aconselhamos consultar um especialista antes de tomar decisões.

Sair da versão mobile