Ícone do site Almanaque dos Pais

Sinais de trabalho de parto

Foto: Brenda Cacciatore
Foto: Brenda Cacciatore

É importante saber identificar os sinais de trabalho de parto, principalmente a partir do terceiro trimestre de gestação. Conhecendo os sinais você poderá evitar, em alguns casos, o parto prematuro, obter tempo hábil para chegar à maternidade e tranquilidade para passar pela última etapa da gestação.

Nem todas as mulheres terão um ou todos os sintomas que iremos descrever, da mesma forma que para algumas gestantes o trabalho de parto pode se iniciar dias antes do parto, ou algumas horas, pois a evolução do quadro varia muito de mulher para mulher e de gestação para gestação. A média de tempo de trabalho de parto é de 16 horas na primeira gestação e cai pela metade nas mulheres que já tiveram filho(s) antes.

Em suas consultas regulares ao médico, ele ou uma enfermeira identificarão se o colo de seu útero está mais fino e macio e se você já está com dilatação (que chega até 10cm) através do exame de toque.

Sinais de trabalho de parto:

Dor nas costas, próximo ao lombar. É um dos primeiros sintomas que a hora do parto está se aproximando. Geralmente um banho morno alivia essa dor. Após o alívio da dor muitas gestantes se sentem muito dispostas, como há muito tempo não se sentiam, alguns dizem que é a necessidade para deixar tudo pronto para a chegada do bebê. Em alguns casos em que o trabalho de parto está começando a ficar intenso o banho morno não irá resolver.

Perda do tampão, um muco com um pouco de sangue. É ele quem bloqueia o colo do útero, porém sua perda pode ocorrer cerca de 2 semanas antes do dia do parto ou horas antes. A perda do tampão pode acontecer antes ou depois das contrações.

Contrações. Elas se parecem com cólicas que se espalham para as costas também e há o endurecimento da barriga, podem começar dias antes do dia do parto. Se elas começarem a ficar constantes e em intervalo igual ou menor à 20 minutos, entre em contato com seu médico. Elas tendem a ficar cada vez mais longas e doloridas. Tenha um relógio por perto e anote os horários e duração das contrações para que você possa acompanhar a evolução das contrações e informar ao seu médico.

Rompimento da bolsa ocorre com cerca de 10% das mulheres e não se sabe exatamente porque, porém qualquer sinal de rompimento da bolsa você deverá entrar em contato com o médico e ir à maternidade. Após o rompimento da bolsa há um aceleramento no trabalho de parto, caso isso não aconteça é provável que você precise ser induzida ao parto com medicamento ou recorrer à cesárea. Em alguns casos o líquido amniótico não sai rapidamente, mas em pequenas porções e pode até ser confundido com incontinência urinária ou aumento do fluido vaginal, fique atenta e em caso de dúvidas ligue para o médico. O comum é que a bolsa rompa nos momentos finais do trabalho de parto.

– Sensação que pode respirar fundo novamente, acontece quando a cabeça do bebê se encaixa na pélvis e o bebê desce, aliviando a pressão sobre as costelas e pulmões.

Urina rosada. Algumas mulheres notam a mudança na coloração da urina quando estão em trabalho de parto.

[notification type=”notification_warning” ]Caso você tenha sangramento moderado ou intenso, febre, náusea, disenteria, dor de cabeça forte, visão turva ou desmaio, entre em contato com seu médico imediatamente.[/notification]

Não hesite em procurar seu médico se sentir qualquer desconforto, dúvida ou insegurança. No terceiro trimestre ele já deve ter explicado os principais sintomas do trabalho de parto e deverá ser procurado antes que você tome qualquer atitude. Tenha todos os contatos dele e do hospital em mãos e as malas da maternidade (sua, do bebê e do acompanhante) prontas. Saiba que talvez você tenha que ligar para ele no meio da madrugada, mas ele já está acostumado e estará pronto para lhe atender.
Leia sobre tipos de parto – fases, vantagens e desvantagens

Leia também nosso artigo sobre como arrumar a mala da maternidade – itens, documentos, dicas e cuidados

Sair da versão mobile