Ícone do site Almanaque dos Pais

Trocas na fala, se não tratadas, podem ocorrer também na escrita

Falar para escrever

Como já abordamos no artigo Etapas do desenvolvimento da fala e da linguagem do bebê até 6 anos, o desenvolvimento da linguagem na criança ocorre de forma gradual e constante e, aos cinco anos de idade, a criança já é capaz de falar adequadamente todos os fonemas (sons) da língua portuguesa. Nesta idade ela ingressa em outra importante fase de seu desenvolvimento: a aquisição da linguagem escrita.

O domínio da escrita ocorre de forma semelhante e dependente da linguagem oral. Neste processo, a criança conhece a relação dos sons da fala com seus símbolos gráficos e passa a reconhecê-los, por exemplo, em seu próprio nome.

Fala e escrita têm grande relação entre si.

Foto: Reprodução www.hivesociety.com

Se falar errado, pode aprender a escrever errado?

Quando a criança inicia o processo de alfabetização apresentando trocas na fala que não são mais esperadas à sua idade (por exemplo: “pola” (bola), “tato” (dado), “faca” (vaca)), comumente ela transfere estes mesmos erros para a escrita. Isso porque nosso processo de alfabetização na fala um importante apoio. É só lembrarmos como até hoje, quando temos dúvidas na forma correta da grafia de uma palavra, a pronunciamos em voz alta, na tentativa de transcrever o que ouvimos.

E quando a criança fala corretamente e mesmo assim apresenta muitas trocas na escrita?

Novamente fazendo uma comparação com a fala. Assim como nenhuma criança nasce sabendo falar, o mesmo é para escrever. Erros na escrita são esperados nos primeiros anos da alfabetização, porém, a partir dos 9 anos de idade a criança deve apresentar um processo de escrita mais organizado e com pouquíssimas trocas.

Casos em que estes erros persistem ao longo dos anos e de forma intensa devem ser investigados por fonoaudiólogo. A avaliação fonoaudiológica terá como objetivo:

 

Neste início de ano letivo, a dica é: não espere o problema resolver sozinho! Se no primeiro trimestre de aulas você observar alguma dificuldade persistente, converse com o professor e busque também orientações com especialistas.

Abraços,

 

Dislexia e Distúrbios de Aprendizagem

O disléxico tem dificuldades:

1) para ler, escrever e soletrar;

2) de entender o texto escrito;

3) para identificar fonemas, associá-los às letras e reconhecer rimas e a presença dos mesmos sons em diferentes palavras;

4) de ortografia, como troca de letras, inversão, omissão ou acréscimo de letras e sílabas.

As causas para o atraso da aquisição da linguagem são diversas. O importante é o tratamento precoce para assim, evitar alterações na aquisição da linguagem escrita.

Sair da versão mobile