Ícone do site Almanaque dos Pais

Vacina Pentavalente – DTP+Hib+HB

A Vacina Pentavalente protege a criança de 5 doenças e substituiu a antiga Vacina Tetravalente, pois incluiu também a vacina da Hepatite B.

Quem deve ser vacinado

Toda criança menor de 1 ano.
A vacina Pentavalente é integrante do Calendário Básico de Vacinação Infantil do Ministério da Saúde do Brasil.

Quais doenças a Vacina Pentavalente protege

A vacina Pentavalente protege a criança de 3 doenças:
Difteria ou Crupe: é causada por um bacilo, que produz uma substância tóxica, que atinge as amídalas e a faringe, onde provoca placas branco-acinzentadas. Essa placa pode causar obstrução total da garganta e levar à morte. É transmitida por meio de tosse ou espirro de uma pessoa para outra.
Tétano: é uma infecção causada por uma toxina produzida pelo bacilo tetânico, que entra no organismo por meio de ferimentos ou lesões na pele (tétano acidental) ou pelo coto do cordão umbilical (tétano neonatal) e atinge o cérebro. Caracteriza-se por contrações e espasmos, dificuldade em engolir e rigidez no pescoço. Os espasmos impedem a respiração podendo levar à morte, especialmente de crianças e idosos.
Coqueluche: é caracterizada por tosse seca comprida que danifica traqueia e brônquios. É transmitida pela saliva da pessoa contaminada. Mata principalmente crianças.
Haemophilus influenzae do tipo b: é uma bactéria que causa um tipo de meningite (inflamação das membranas que envolvem o cérebro), além de sinusite e pneumonia. Tem início súbito causando febre alta, dor de cabeça intensa, náusea, vômito e rigidez da nuca. Muito grave e letal.
Hepatite B: é uma doença infecciosa inflamatória do fígado. O primeiro episódio da doença provoca inflamação do fígado, vômitos, icterícia (amarelamento) e, raramente, morte. Já a hepatite B crônica pode eventualmente causar cirrose ou mesmo câncer.

Aplicação em 3 doses

A vacina é injetável e aplicada em 3 doses:
– 2 meses de idade
– 4 meses de idade
– 6 meses de idade

Reações à vacina

As reações mais frequentes são:
– ardência e/ou formação de pequeno nódulo no local da aplicação
– febre moderada
– dor
– vermelhidão no local da aplicação

Fontes: www.sbp.com.br e Wikipedia

Sair da versão mobile