Ícone do site Almanaque dos Pais

Viajar para Machu Picchu com filhos, será que é uma boa ideia?

No post anterior, contei como foi viajar pela primeira vez sem meu filho Lucas, de 3 quase 3 anos de idade. Ficamos, meu marido e eu, 5 dias no Peru, visitamos Machu Picchu, nos divertimos muito. O Lucas ficou super bem com os avós aqui no Brasil, apesar de uma conjuntivite incômoda.

Optamos por não levar o Lucas para o Peru porque o estilo da viagem não combinava com crianças, na nossa opinião. O vôo, com escalas, foi cansativo. O fuso horário, a altitude de Cusco, a rusticidade do passeio, caminhadas longas e em terrenos irregulares, enfim, achamos que não era programa para uma criança de 3 anos; provavelmente, ele iria se cansar mais do que aproveitar…

Foto: Reprodução http://www.cat-travel.com

Bem, essa é a minha opinião e do Marcelo, meu marido. Mas, no dia da visita guiada a Machu Picchu, encontramos um casal que pensava diferente… Um rapaz e uma moça, colombianos, com um menino de 3 anos e uma bebezinha de 11 meses. Eles estavam muito tranqüilos, tirando fotos e tudo mais. Já eu, não conseguia me concentrar nas explicações do guia… Eu estava alerta, sempre prestando atenção no menininho de 3 anos (afinal, estávamos em uma montanha, com terraços, possibilidades de quedas e outros acidentes…) e também preocupada com a bebezinha de 11 meses, no canguru junto com a mãe, principalmente quando começou a chover… Em certo momento, eu decidi que iria parar de me preocupar com as crianças e iria curtir a visita, mas era impressionante como eu estava sempre perto deles, dentro do nosso grupo, que era grande… Acho que era uma aproximação inconsciente… Já quase no fim da visita (quase 2 horas caminhando…), o menino pediu colo e o pai ralhou com ele, pedindo para que ele se comportasse. Nesse momento, meu coração doeu e eu quase me ofereci para pegá-lo no colo… Enfim, a visita acabou e eu rezei para que eles fossem embora logo…

Eu não sou contra levar crianças em viagens, mas é preciso saber que talvez a viagem não seja exatamente como você planejou, que talvez você tenha que prestar atenção no seu filho e não no guia da excursão, que as necessidades das crianças são muito diferentes das necessidades dos adultos… Será que aquele menininho de 3 anos vai guardar memórias vívidas de sua visita a Machu Picchu? A bebezinha de 11 meses não vai se lembrar de nada… E pior, o pai estava tirando fotos apenas da paisagem e não das crianças na paisagem…

Eu não acho que crianças sejam feitas de porcelana e tenham que ser protegidas de tudo, mas acho que é preciso bom senso a respeito das experiências e situações a que expomos nossos filhos. Ir visitar Machu Picchu com crianças pequenas talvez não seja exatamente uma boa ideia…

Sair da versão mobile